Estudantes participam de caminhada interpretativa pela cidade
Objetivo foi debater aplicabilidades do desenvolvimento sustentável em Londrina; ação foi feita pelo Programa Londrina Mais
Na manhã desta segunda-feira (21), o Programa Londrina Mais, desenvolvido pela Prefeitura de Londrina em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Patrulha das Águas Sustentabilidade, realizou uma visita técnica pela cidade com estudantes do terceiro ano de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A visita foi mediada e acompanhada pelo ambientalista João das Águas, e pelo professor Paulo Bassani do curso de Ciências Sociais da UEL. Acompanhados por 28 alunos, o grupo saiu da universidade, e passou por áreas dos bairros Gleba Palhano, Jardim Universitário, Central Park e encerrou em um fundo de vale do Igapó 4. A ação teve por objetivo observar a situação dos bueiros, caçambas, saneamento, limpeza e arborização específica de cada local, discutindo tecnologias sustentáveis para aplicar o Programa Londrina Mais.
Segundo João das Águas, já havia sido realizado um trabalho em sala com os alunos para explicar o programa, utilizando fotos e vídeos sobre a iniciativa. “A intenção foi fazer uma comparação entre a cidade real, com base nas condições dos lugares visitados, a cidade legal, imposta pelos código ambiental, de obras, arborização, e plano de saneamento, e a cidade ideal, pensando de forma sustentável pelo Programa Londrina Mais”, destacou.
O sociólogo, Paulo Bassani, também coautor do Programa Londrina Mais e atual vice-presidente da Patrulha das Águas, aponta a visita técnica como uma forma de conhecer a cidade a partir da metodologia do programa, com intuito de pensar, planejar e executar uma cidade sustentável. Os alunos fizeram anotações, vídeos e fotos representando os locais visitados, que deve ser publicado no site do programa, explicou o professor.
Sobre o Programa – Foi criado em 22 de março de 2017, e faz parte do “Programa Internacional Cidade Mais”. Possui o objetivo central de transformar Londrina em um município de referência em gestão compartilhada, preocupado com o desenvolvimento sustentável, com gestores públicos mais ativos, transparentes e políticas públicas transformadoras.
A iniciativa busca o estabelecimento de políticas públicas e a atuação em diferentes eixos de desenvolvimento, como cultural, econômico, ambiental, social, territorial e na política. Também busca facilitar os debates sobre o desenvolvimento sustentável em Londrina, principalmente os vinculados às iniciativas que trabalhem em prol da cidade educadora, da nova economia colaborativa e compartilhada, da gestão pelas águas, educação para cidadania plena e descentralização administrativa com participação comunitária.
Pessoas e grupos interessados em saber mais sobre a iniciativa podem visitar o “Espaço Londrina Mais”, centro de recepção que fornece informações, orientações e realiza a adesão dos cidadãos nas atividades que o Município pretende implantar neste segmento. A sala fica localizada no 1º andar da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635. Os atendimentos acontecem das 12 às 18 horas.
Foto: Divulgação