Cidade

Projeto “Ecocidadão nas Escolas” chega aos distritos rurais de Londrina

Encontros serão de 22 a 24 de maio em São Luiz, Lerroville, Guaravera e Espírito Santo; palestras falam sobre as queimadas e seus perigos

 

Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da área rural de Londrina começam a receber, nesta semana, as abordagens educativas sobre conscientização ambiental desenvolvidas pelo projeto “Ecocidadão nas Escolas”. Essa é a primeira vez que a ação chega aos distritos. A ideia das palestras é sensibilizar os estudantes do Ensino Fundamental, atendidos pela EJA, e despertá-los para a reflexão sobre temas que trazem esclarecimentos sobre a preservação da natureza.

A iniciativa é da Secretaria Municipal do Ambiente, por meio da gerência de Educação Ambiental. As palestras são ministradas pela professora e idealizadora do projeto, Adriana Rodrigues Barra Rosa, cedida pela Secretaria Municipal de Educação para conduzir os trabalhos. O tema que está sendo tratado nos encontros são as queimadas e seus riscos para o ambiente e a saúde da população, com apontamentos sobre como proceder quando a situação ocorre e informações sobre a legislação existente na área.

A agenda na zona rural começa a partir desta terça-feira (22), às 19 horas, no distrito de São Luiz, com atendimento na Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, localizada na Rua Vasco da Gama, 165.

Na quarta-feira (23) serão realizados dois encontros. O primeiro, no período da tarde, a partir das 14 horas, em Lerroville, na Escola Municipal Professor Bento Munhoz da Rocha Neto. A unidade fica na Rua Santos, 235. Já no período noturno, às 19 horas, a palestra chega ao distrito de Guaravera, onde será atendida a Escola Municipal John Kennedy, na Rua Pernambuco, 237.

O distrito Espírito Santo será contemplado com o projeto na quinta-feira (24), também no período noturno. A escola é a Luiz Marques Castelo, localizada na Rua Santa Marta, 45.

A professora Adriana disse que o foco das palestras é fazer os alunos entenderem que as queimadas, além de causar riscos ao meio ambiente, podem trazer prejuízos à saúde das pessoas e dos animais. “Muitas vezes, a população apenas leva em consideração a questão da sujeira e do mau cheiro que são provocados após o ato das queimadas em terrenos e áreas de vegetação. Na verdade, o problema mais grave é o quão nocivo para a respiração pode ser a inalação dos gases poluentes emitidos, que agridem os pulmões e podem causar doenças mais sérias. Nem sempre a ação ocorre com má intenção, tratando-se de falta de informação e uma situação cultural assimilada entre as famílias, mas que deve ser mudada através da educação”, destacou.

A educadora ainda informou que, além das palestras, os alunos e as escolas recebem materiais informativos sobre o tema das queimadas. Após as atividades, os professores ainda recebem uma ficha com questionário e, a partir desse material, dão seu feedback sobre a ação. “Os professores também podem apontar quais outros temas gostariam que fossem trabalhados nos novos ciclos do projeto. No segundo semestre teremos um novo assunto, que será aquele mais votado pelas escolas. Até agora, os temas mais mencionados são ‘arborização urbana’ e ‘maus tratos de animais’ “, contou Adriana.

A expectativa do projeto “Ecocidadão nas Escolas” é atender, até o final de junho, todas as unidades que oferecem a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Londrina. Em cada encontro, participa uma média de 20 a 25 alunos. Além das escolas municipais de Londrina, colégios estaduais também estão solicitando as palestras do projeto junto à Prefeitura, a alguns deles já receberam os trabalhos. O projeto iniciou no final de 2017 e, até o momento, já atendeu mais de 160 alunos da EJA.

As unidades escolares interessadas em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato pelo e-mail educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou ligar para o número 3372-4769.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos