Secretaria de Obras prossegue com a duplicação da Avenida Alziro Zarur
Melhorias vão proporcionar maior mobilidade na região oeste e resolver um problema que persiste há anos
A Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação está concluindo as galerias pluviais, necessárias para dar prosseguimento às obras que visam a duplicação de 180 metros da Avenida Alziro Zarur, no trecho que compreende as Ruas do Tuím e Graúna, região leste da cidade. Ainda nesta semana está no cronograma da pasta a execução do meio-fio, para então iniciar terraplanagem da avenida.
As obras no local tiveram início em 2012, mas ficaram paradas devido a questões judiciais vinculadas a uma chácara localizada no perímetro. A fim de dar prosseguimento às obras, foi necessário fazer a desapropriação de parte do local e a realocação do muro que cerca a propriedade e que estava invadindo o leito da rua.
Segundo o secretário municipal da pasta, João Verçosa, somente no final do ano passado foi concedida autorização judicial para a retomada do alargamento da avenida, contudo, por conta das férias coletivas, as obras reiniciaram no dia 23 de abril deste ano.
Verçosa explicou que, neste momento, a empreiteira está em fase de execução do novo muro, que terá aproximadamente 200 metros de extensão. “As obras estão dentro do cronograma da Secretaria. O próximo passo será a execução do meio-fio, para que possamos liberar o local para que a construtora faça a calçada e então possamos iniciar a pavimentação da via”, disse. O trânsito na região continua sem impedimentos e a previsão é de que as obras sejam finalizadas dentro de 30 dias.
O secretário ressaltou ainda que as melhorias vão proporcionar maior mobilidade para a região oeste. “O serviço permitirá liberar o trânsito no local, que hoje está bastante comprometido, facilitando a mobilidade dos moradores que vão da Avenida Santos Dumont até a Robert Koch, e resolverá um problema que persiste há muitos anos”, destacou.
Custos – O valor da execução do serviço de perfuração do solo, necessário para a colocação de estacas da construção do novo muro e realizado pela construtora, foi contratado por R$ 105.688,98. A limpeza da via, execução dos trabalhos de alargamento e pavimentação da avenida e a construção das galerias e meio-fio, que estão sendo executados pelos servidores da Secretaria de Obras, está custando R$ 120 mil.