Inscrições abertas para oficina sobre o Prêmio Culturas Populares
Secretaria Municipal de Cultura sedia a capacitação nesta quinta-feira (24); vagas são limitadas
Seguem abertas as inscrições para a oficina sobre o 6º Prêmio Culturas Populares 2018, do Ministério da Cultura (MinC). A atividade trará orientações sobre o edital, incluindo os critérios de participação, documentação obrigatória, além de detalhes sobre a inscrição e outros temas do edital. A capacitação é gratuita e será realizada nesta quinta-feira (24), às 9 horas, no auditório Vilanova Artigas, localizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), na Praça Primeiro de Maio, 110.
Como as vagas são limitadas, é preciso fazer a inscrição para a oficina com antecedência, pelo telefone da Diretoria de Incentivo à Cultura da SMC, (43) 3371-6614, ou pelo email promic.cultura@londrina.pr.gov.br. A ação é promovida pelo MinC, juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) e a SMC.
Um dos objetivos da oficina é promover a participação de agentes culturais de Londrina, auxiliando e tirando dúvidas. O edital, que é o maior do país em relação aos valores e número de premiados, busca investir em ações que fortaleçam e contribuam para dar visibilidade à cultura popular do Brasil, que inclui atividades como o cordel, quadrinha, maracatu, jongo, cortejo de afoxé, bumba meu boi e boi de mamão, entre outros.
O Prêmio Culturas Populares Selma do Coco, que homenageia nesta edição a cantora pernambucana, irá premiar 500 iniciativas com R$20 mil reais cada. O valor total do edital, R$10 milhões, será distribuído da seguinte forma: 200 prêmios para iniciativas de Mestres e Mestras (pessoa física); 180 para iniciativas de grupos sem constituição jurídica (CNPJ); 70 para pessoas jurídicas sem fins lucrativos; 20 prêmios para herdeiros de mestres e mestras já falecidos; 15 prêmios destinados a grupos e outros 15 a pessoas jurídicas que comprovem ações em acessibilidade cultural. E, para garantir a isonomia na distribuição dos recursos, serão selecionados cem prêmios para cada região do país.
O edital público recebe inscrições até o dia 13 de junho, pela internet ou meio postal. A documentação obrigatória e demais detalhes do edital estão disponíveis no site http://culturaspopulares.cultura.gov.br/.