Biblioteca Ramal Vila Nova recebe contação de história de Monteiro Lobato
Desta vez, será feita a narrativa do livro “A História das Invenções”; evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades
A Biblioteca Municipal Ramal Vila Nova recebe, nesta quinta-feira (24), às 10 horas, uma atividade de contação de história com a narrativa do livro “A História das Invenções”, de Monteiro Lobato. O artista plástico e professor Paulo Tio, parceiro do Sistema de Bibliotecas Públicas de Londrina, conduzirá a interpretação e dramatização da obra.
Qualquer pessoa pode participar da atividade, que faz parte das ações do projeto “Toda Quinta tem História”. A entrada é gratuita e a classificação é livre. A inscrição pode ser feita no momento do encontro, na própria sede da biblioteca, localizada na Rua Purus, 25, bairro Vila Nova.
Para oferecer ao público uma experiência agradável de entretenimento e aprendizado, Paulo Tio lança mão de elementos que enriquecem a contação da história, tais como fantasias, bonecos, fantoches e montagens que remetem aos personagens dos livros e ambientes nos quais a narrativa transcorre.
O livro “A história das invenções” foi publicado pela primeira vez em 1935 e apresenta a ideia de que as invenções são instrumentos que ajudam a aumentar o poder do corpo humano, permitindo ao homem dominar as forças da natureza. No livro, Dona Benta conta como surgiram os aviões, o telefone, a batedeira de bolo, entre outras invenções.
A finalidade das ações do projeto “Toda Quinta tem História” é aproximar a literatura da população, incentivando o hábito da leitura e explorando formas lúdicas e criativas para estimular a interação com os espectadores. “Em 2018, o projeto ‘Toda Quinta tem História’ teve mais de 10 encontros, desde o final de fevereiro, em diferentes regiões da cidade. Estão sendo atendidas cinco bibliotecas municipais: Infantil, Central, do CEU, da Zona Sul e Lupércio Luppi”, informou o coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Biblioteca Pública, Guilherme Yung Wing Li.
O projeto – Criado em 2017, a iniciativa visa incentivar o prazer pela leitura junto a crianças e adolescentes, por meio da contação de histórias e mediação da leitura, com abordagens dinâmicas. São atendidas as unidades que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas, além de outros locais e eventos, esporadicamente. Podem participar escolas municipais, estaduais e particulares, além de grupos de outras instituições e a comunidade em geral.