Prefeito recebe visita do artista plástico Carlos Kubo
Premiado no Brasil e no exterior, Kubo está produzindo uma série de pinturas e esculturas chamada “1000 Tsurus”
O prefeito Marcelo Belinati recebeu, nesta quinta-feira (24), em seu gabinete, a visita do artista plástico Carlos Kubo. No encontro, foi apresentado o projeto “1000 Tsurus”, no qual o artista está criando uma série de pinturas e esculturas inspiradas na lenda dos Tsurus. Trata-se de uma ave sagrada e apreciada na antiga tradição japonesa que diz que elas podem viver mil anos, representando um símbolo de longevidade e felicidade. Segundo a lenda, aquele que conseguir construir mil origamis como este terá seus pedidos atendidos pelos deuses.
Premiado no Brasil e no exterior, Kubo tem mais de 40 anos de carreira e foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Londrina em 2017. Ele mora há cinco anos na cidade. A partir da tradição de dobradura do origami, o artista vislumbra espalhar essa cultura levando mil Tsurus para o mundo. Ele está produzindo esculturas de pássaros em tamanho grande que deverão ser instaladas como monumentos em Londrina e outras cidades. O artista entregou de presente ao prefeito um exemplar de Tsuru e mostrou o projeto que pretende instalar as esculturas em locais como o Calçadão Central. A ideia surgiu quando, no ano passado, Kubo expôs na embaixada do Brasil, em Tóquio, e visitou Hiroshima.
Kubo contou que o objetivo do projeto é disseminar a história de Sadako, garota que foi reponsável por iniciar um movimento que tomou conta do Japão e do mundo, após ter falecido, aos 12 anos, vítima da bomba atômica lançada sobre Hiroshima, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. “A vontade dela era fazer seus mil Tsurus, enquanto estava doente. A princípio, pedia por saúde, mas depois por algo maior, que é a paz mundial. Ela morreu quando estava com 644 origamis feitos e seus colegas de escola se mobilizaram para completar os mil. A história ganhou o Japão e até hoje a população envia seus origamis em um memorial da paz criado em homenagem a ela”, explicou.
O artista plástico também enfatizou que outro grande foco do projeto é levar os conhecimentos acerca dessa tradição para as escolas da periferia de Londrina, ensinar a técnica do Tsuru e produzir peças junto com as crianças. A ideia é chegar até mil Tsurus, como sugere o nome da iniciativa. “Após atingir esse objetivo, quero levar os trabalhos para Hiroshima e depositá-los no monumento em tributo a menina Sadako. Isso representaria as crianças de Londrina homenageando um fato mundial e levando suas boas energias via origami”, contou.
A ideia é criar uma corrente positiva e de gratidão entre os seres humanos. “O visual das minhas pinturas e esculturas é importante, mas busco principalmente transmitir paz e bons sentimentos, que refletem no espectador. Agradeço o prefeito Marcelo, que no ano passado levou meu catálogo a Tóquio, durante uma exposição e agora retribuo com a visita e apresentação do projeto”, frisou.
O prefeito Marcelo revelou que levar mensagens positivas às pessoas, foco do projeto de Kubo, é um ato de humanidade construtivo que colabora para a formação de cidadãos e uma sociedade mais pacífica, harmônica e igualitária. “É uma grande alegria receber o Carlos Kubo, que é uma das maiores figuras da cidade de Londrina no meio artístico e cultural. Entendo que a arte tem papel fundamental nesse sentido, de transmitir sentimentos, e projetos fantásticos como este merecem receber todo o apoio da Prefeitura. A iniciativa chamará a atenção das pessoas e mostrará a importância de prezarmos por valores que pregam o respeito acima de tudo ”, destacou.
Fotos: Vivian Honorato