Expo Japão realiza desfile de atrações artísticas no Calçadão
Atividade será neste sábado (26), a partir das 11 horas; evento celebra 110 da imigração japonesa no Brasil, com apoio da Prefeitura de Londrina
O Calçadão de Londrina recebe, neste sábado (26), uma amostra da programação artística da Expo Japão 2018. A partir das 11 horas, haverá um desfile com apresentações de Bon Odori, karaokê, e a presença de cosplayers. A Expo Japão, que começa na próxima quarta-feira (30), às 18 horas, é uma promoção da Associação Cultural e Esportiva de Londrina (ACEL).
O desfile de atrações terá início em frente ao Banco Itaú, e prossegue até o Teatro Ouro Verde. Segundo o organizador da Expo Japão, Luciano Matsumoto, a iniciativa busca apresentar para os londrinenses uma parte do que a feira terá nesta edição. “O desfile deste sábado (26) trará o Bon Odori, que é uma dança típica japonesa. Haverá também um cantor mirim interpretando canções japonesas, e os taikos, que são os tambores”, detalhou.
Matsumoto ressaltou que, durante a Expo Japão 2018, o público poderá conferir muitas outras atividades. “Teremos uma programação que envolve também a parte cultural, gastronômica, entre outras. A expectativa é que 25 mil pessoas compareçam. E, com apoio da Prefeitura, alunos da rede municipal irão à feira para uma Tarde Cultural, e participam do concurso de redações. Os idosos também estarão na Expo Japão, com oficinas especiais”, contou.
A Expo Japão 2018 acontece até domingo (3), celebrando os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil (1908-2018). É considerada a maior festa da comunidade japonesa do Paraná, reunindo arte, cultura, gastronomia, produtos agrícolas, debates técnicos e outras atrações. Sua programação conta com cinco dias dedicados à promoção e divulgação das tradições, costumes e hábitos da cultura japonesa. A iniciativa conta com o apoio de centenas de pessoas, japoneses e descendentes que se dedicam voluntariamente ao evento.
Os ingressos terão um custo de R$ 9 (inteira) e R$ 4,50 (meia entrada), e a Expo Japão irá ocorrer na sede da Acel, situada na Estrada Major Archiles Pimpão (Estrada do Limoeiro), 2.300.
O evento conta com patrocínio do Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Londrina, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Governo do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Londrina Convention Bureau e Emater.