Informatização de sistema gera economia ao Procon-Ld
Para uso do novo sistema, que reduzirá em até 70% os gastos com o envio de correspondência, haverá treinamento nos dias 28 e 29, não ocorrendo atendimento ao público
O Núcleo de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) suspende as atividades nesta segunda (28) e terça-feira (29) em decorrência do treinamento dos funcionários, para a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
O novo sistema visa trazer uma economia de até 70% nos custos de envio de correspondência do órgão, que hoje está estimado em R$5 mil mensais. O Sindec é uma plataforma digital que possibilita a comunicação online com os fornecedores, reduzindo o tempo gasto para envio e recebimento de documentos dos registros de atendimento.
A plataforma começará a vigorar a partir de 1º de junho e possibilitará maior agilidade nos trâmites processuais do Procon. O tempo que o consumidor demora atualmente para receber uma resposta, que é de 30 dias, cairá pela metade nos casos em que os fornecedores aderirem essa plataforma.
Segundo o coordenador do Procon-LD, Gustavo Richa, cerca de 60 fornecedores aderiram a proposta com a finalidade de agilizar os atendimentos. “Os fornecedores que ainda não possuem o cadastro poderão efetuá-lo, caso queiram, na página do Procon-PR. Eles terão que assinar um termo de compromisso, cujo descumprimento acarretará em consequências podendo até finalizar o termo”, salientou.
Na quarta-feira (30) os atendimentos serão retomados. O Procon está localizado na Rua Mato Grosso, 299, região central. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, com retirada de senhas até às 14 horas. O órgão também atende pelo número 151, e pelo E-mail procon@londrina.pr.gov.br, além de fazer orientações pelo canal: https://www.facebook.com/ProconLd/ .