Cidade

Londrina participa da Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres no SUS

Está sendo feita a intensificação da coleta de exames citopatológicos do colo uterino e exame clínico das mamas

 

O município de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está participando da Semana de Mobilização pela Saúde das Mulheres no SUS, instituída pelo Ministério da Saúde (MS), através da Portaria nº 1.179. O objetivo é promover proteger, e cuidar da saúde da mulher, em todos os ciclos de vida.

Com isso, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) orientou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina a incluírem, em suas programações, ações voltadas a este tema. Além de expor cartazes, em local visível, informando sobre a instituição da Semana, sua importância e os serviços ofertados na UBS para o cuidado da saúde da mulher, diversas unidades estão promovendo ações específicas.

Uma delas é a intensificação da coleta de exames citopatológicos do colo uterino e exame clínico das mamas, ampliando a oferta de consultas para este procedimento nesta semana, além da distribuição de folders e palestra sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A UBS Jardim do Sol, por exemplo, está divulgando as ações que oferecem às mulheres, nas sala de espera e grupos, e também por meio  de cartazes na recepção. Estão fazendo ainda busca dos exames preventivos e mamografia alterados para controle. A UBS Usina Três Bocas está intensificando a coleta de exames citopatológicos do colo uterino durante o dia de hoje (29) e a UBS Aquiles também está promovendo, desde o dia 23 até amanhã (30), ampliação da agenda para fazer o exame preventivo.

Segundo a gerente de Programa Especiais em Saúde da pasta, Lilian Nellessen, embora o município já execute diversas mobilizações em prol da saúde da mulher durante o ano, é importante o reforço do Ministério da Saúde e a intensificação das ações. “Além da ampliação da agenda para coleta do preventivo do câncer de colo de útero, exame clínico das mamas e agendamento de mamografia, também fizemos a inserção deste tema nos grupos de reeducação alimentar e tabagismo, e educação em saúde voltadas para a saúde da mulher em grupos e salas de espera”, contou.

Lilian informou que com relação ao exame preventivo, a indicação é que ele seja feito anualmente, a partir do início das relações sexuais, já que ele pode identificar o vírus HPV e evitar o câncer do câncer de colo de útero. A mamografia tem critérios específicos, mas a recomendação, para o rastreamento de doenças, é para as mulheres entre os 50 e 69 anos. Para aquelas que têm histórico familiar de câncer de mama ou algum nódulo evidente, ele pode ser feito a partir dos 35 anos.

O município oferta ainda ultrassom de mamas, obstétricas e ginecológicas, conforme indicação, anticoncepcionais orais e injetáveis e Dispositivo intrauterino (DIU), mediante avaliação e prescrição, além de preservativos femininos e masculinos, disponíveis nas UBSs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos