Edição de maio da “Revista +i” está no ar
A publicação virtual traz, entre os temas, um pouco da história da Biblioteca Pública, a vida de um servidor fora do trabalho, a trajetória de um pianista e também da única mulher a integrar o Grupamento Tático de Apoio em Motocicletas da Guarda Municipal
A Prefeitura de Londrina, por meio do Núcleo de Comunicação (N.com) e da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), lançou a segunda edição da Revista Eletrônica mensal para os servidores municipais, a Revista +i. A primeira edição, número zero, foi lançada em abril. O objetivo da iniciativa é atrair o público interno para o intercâmbio de ideias, sugestões ou críticas, usando cada vez mais as mídias online como canal de comunicação. A ideia da revista é mostrar uma visão mais ampla do servidor, enquanto profissional e indivíduo.
Neste exemplar, o prefeito Marcelo Belinati faz um agradecimento aos servidores, lembrando o momento difícil que o Brasil passou com o movimento dos caminhoneiros, com reivindicações justas sobre o exagero da cobrança dos pedágios e a carga excessiva de impostos no diesel, mas que também exigiu esforços nunca antes imaginados pela população.
“Em Londrina, tentamos minimizar ao máximo os sacrifícios já impostos. As aulas foram suspensas apenas quando não foi mais possível mantê-las, a segurança e a Saúde funcionaram normalmente, assim como os demais serviços administrativos. Conseguimos negociar com os grevistas cotas emergenciais de combustível para os serviços essenciais e os servidores municipais, por sua vez, se desdobraram para continuar com o atendimento de qualidade de sempre”, lembrou o prefeito.
A coordenadora do Núcleo de Comunicação, o N.Com, Carla Sehn, lembrou que a ideia é mais ampla do que fazer circular mais informações. “É sempre bem-vindo um canal de diálogo. Pensamos em um caminho de mão dupla, que os servidores opinem, apontem fatos, gerem mais notícias, abram debates. A informação via internet hoje só faz sentido com interatividade”, disse.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, ressaltou que a revista foi desenvolvida para ser um canal de informação mais próximo ao servidor. Para ela, o formato eletrônico possibilita um maior alcance, já que pode ser acessada com maior facilidade. “Também por ser em formato de revista, acreditamos que ela possa trazer informações relevantes. É importante destacar a parceria do N.Com e a SMRH, duas áreas distintas, que se uniram para criar mais um mecanismo de comunicação”, frisou.
Diversas editorias compõem a Revista + i que, dentre outras informações, destaca a rotina e a história dos servidores, como a editoria “Fora do Trampo”, que conta como é a vida do servidor e músico Cleir Brandão fora do ambiente de trabalho. Outra novidade é editoria “Conquistas”, que relata histórias de pessoas que tiveram suas vidas mudadas por algum projeto executado pela prefeitura ou em parceria com a administração ou alguma iniciativa de sucesso. Esta edição mostrou, por exemplo, a vida do pianista Thiago Marconato, de 22 anos, que teve sua vida transformada após passar pelo Educação Musical através do Canto Coral – Um Canto em Cada Canto, que estava acontecendo na Escola Municipal onde estudava.
Na coluna “Nosso Espaço”, em que os próprios servidores enviam textos, como artigos e crônicas, para serem publicados na revista. Desta fez foi publicado um artigo da professora Érica Jamal da Silva Alda, sobre a Síndrome de Irlen, e a crônica “O tempo não para”, escrita pelo ouvidor-geral da Prefeitura e jornalista Alexandre Sanches.
Outra novidade é a coluna “Memórias da Prefeitura” que, nesta edição, traz um pouco do universo da Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza. São apresentados aspectos históricos, projetos ou mesmo curiosidades sobre o acervo, como um livro com edição de 1710, o “Instructiones générales en forme de catéchisme, ou Lon Explique en Abriegé”, além do primeiro “Habeas – Corpus do Brasil”, datado de 1892, ambos disponíveis para pesquisadores.
Os leitores da revista poderão conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio do Programa de Promoção e Prevenção à Saúde do Servidor que conta com grupos de Reabilitação Funcional e de Servidores Cuidadores de Familiares. Nesta edição o enfoque é o grupo que trabalha com servidores que têm fibromialgia.
A rotina de trabalho dos 240 agentes de endemias também pode ser conhecida por meio da revista. São 30 equipes que atendem a região urbana e rural que atuam no combate ao mosquito transmissor
da dengue e de outras doenças endêmicas. Outro texto traz o perfil Daniely Pereira Mostaço, a primeira e única mulher a integrar o Grupamento Tático de Apoio em Motocicletas da Guarda Municipal de Londrina.
Segundo a idealizadora da revista, a relações públicas Estefânia Salmória Badia, a segunda publicação tem um perfil mais próximo do servidor, destacando, por exemplo, fotos e o nomes daqueles que já completaram 40 anos de serviço público, e uma homenagem às mães servidoras que enviaram, ao longo do mês, fotografias com seus filhos para ilustrar a revista. “Além disso, recebemos e-mails de servidores de diversas secretarias, que se mostraram felizes com a iniciativa. Acreditamos que a aceitação passará a ser cada vez maior, na medida em que os servidores vão se sentido representados pela revista e automaticamente compartilham com as pessoas que eles conhecem”, apontou. Segundo ela, a prefeitura tem muitos serviços e setores que muitas vezes os próprios funcionários não conhecem.
Além de secretarias municipais, a Revista +i conta com apoio da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML), Associação dos Aposentados da Prefeitura do Município de Londrina (AAPML) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv). Para acessá-la, a comunidade externa pode clicar no link http://bit.ly/RevistaPML .
Desdobramento – A Revista +i já gerou nova ação. Estefânia contou que dentro da perspectiva de propiciar interação, foi criado um encontro entre servidores e o primeiro será no dia 16 de junho, a partir das 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro, nº 413.
Haverá uma programação especial destinada a servidores e familiares, com direito a um tour pelo prédio da Biblioteca, com um bate-papo divertido, apresentação de vídeo e a dinâmica “Leitura ao Pé do Ouvido”. Haverá também contação de histórias para as crianças que acompanharem seus pais. “Esperamos que este seja o primeiro de muitos encontros, nos mais diversos espaços públicos”, ressaltou a relações pública.
Fotos: Ilustração e Vivian Honorato




