Feira do Produtor estimula agricultura familiar da região
A feira é realizada aos domingos no centro e na região norte; os consumidores têm acesso a produtos frescos e de boa qualidade, comercializados pelo produtor
Para quem busca por produtos frescos e quer comprar direto de quem produz, Londrina oferece duas feiras aos domingos, das 6 às 12 horas: as chamadas “Feira do Produtor”. Uma delas é montada na Rua Benjamin Constant, entre a Avenida Rio de Janeiro e Avenida São Paulo, e outra na Avenida Saul Elkind.
A Feira do Produtor atualmente é um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), que assumiu a organização em 1994, após criação do órgão. Segundo o gerente da agroindústria da SMAA, Paulo Gonçalves da Silva, no total há cerca de 80 barracas de feirantes, divididas entre as duas localidades. Silva apontou a importância da realização das feiras por proporcionar a venda de produtos frescos e de boa qualidade, comercializados pelo próprio produtor local.
O feirante e presidente da feira da Rua Benjamin, Sérgio Adamya, é um dos que possuem barraca de hortifrutigranjeiro. Ele contou que a feira existe há cerca de 48 anos e até 1994 funcionava como feira livre, quando passou a ser a Feira do Produtor. Segundo Adamya, no local são comercializadas frutas, verduras, legumes, raízes e especiarias, ovos, queijo, pastel, flores, artesanatos, grãos a granel, entre outros produtos.
A Feira do Produtor da região norte tem como presidente o feirante Antônio de Jesus. Vendendo frutas no local há 35 anos, desde a criação da feira, ele ressaltou que entre as vantagens do local, há o estímulo à agricultura familiar, com produtos frescos e preço justo aos consumidores. Ele contou que são 34 barracas com oferta de frutas, verduras, pamonha e outros produtos feitos de milhos, pastel, carnes e lácteos.
O secretário da SMAA, Alexandre Fujita, disse que a Feira do Produtor contribui para a valorização do produtor local, além de aproximar o consumidor do produtor, permitindo que a pessoa saiba a procedência do alimento. Ele frisou que os interessados em participar das feiras devem entrar em contato com a secretaria, que irá visitar a propriedade e ceder alvará de um ano para o produtor.
A Secretaria atende pelo telefone 3372-4785 e funciona na Rua da Natureza, 155, Parque Arthur Thomas, das 12 às 18 horas.
Fotos: Vivian Honorato