Estudantes aprendem sobre efeitos das queimadas no Projeto Ecocidadão
De acordo com a legislação brasileira, fazer queimadas é infração ambiental, sendo que aqueles que as praticam estão sujeitos à multa e até prisão
Na próxima segunda-feira (25), a partir das 19h, alunos da Escola Municipal Nara Manela, vão participar de uma palestra sobre queimadas do projeto Ecocidadão. O encontro, organizado pela gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema), será na sede da unidade escolar, na Rua Lázaro José Carias de Souza, 317, no Conjunto Semíramis de Barros Braga.
Na terça-feira (26), a partir das 19h, será a vez dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães que também participam da atividade, que acontecerá na sede da unidade, na Rua Maurício de Nassau, 329, no Jardim Europa.
Na oportunidade, a palestra será direcionada a cerca de 20 estudantes. Há três semanas, outros 12 alunos já receberam as orientações sobre o assunto, assim como seus professores. O objetivo do trabalho é mostrar os efeitos danosos das queimadas para o ambiente e para a saúde das pessoas e dos animais. Quando se inala a fumaça, os gases nocivos entram nas vias respiratórias e agridem os pulmões, o que pode agravar as doenças respiratórias. Além disso, as queimadas são um dos principais fatores poluentes das cidades.
“A ideia de falarmos sobre queimadas surgiu, porque a Sema estava recebendo muitas denúncias sobre isso, principalmente na zona norte e em casas mais antigas de madeira. Muitas delas são provocadas por queima de lixos nos quintais das casas que começam pequenos e se perde o controle. Isso, além de gerar a poluição ambiental, também aumenta o número de doenças respiratórias”, explicou a idealizadora do projeto e professora, Adriana Rodrigues Rosa Ferreira.
Para mostrar os perigosos das queimadas e os cuidados que se deve ter com o meio ambiente, a educadora mostrará ações que podem ocasionar as queimas sem controle, como jogar bitucas de cigarros e palitos de fósforo em terreno com galhos ou mato secos ou ainda colocar fogo em restos de lixo. Para isso, a palestra terá duração de 50 a 60 minutos, onde os alunos poderão tirar todas as dúvidas que têm sobre o assunto e depois receberão um material informativo.
Na quinta-feira (28), no mesmo horário, participarão os estudantes da Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, localizada na Rua Pitágoras, 130, no Jardim Eldorado.
De acordo com a legislação brasileira, fazer queimadas é infração ambiental, sendo que aqueles que as praticam estão sujeitos à multa e até prisão. Por isso, a Gerência de Educação Ambiental repassa aos estudantes os telefones para casos de denúncias. Elas podem ser feitas no Setor de Fiscalização da secretaria, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, pelo (43) 3372-4770 ou 3372-4771. Em dias e horários diferentes, o cidadão pode fazer a denúncia telefonando para a Guarda Municipal, no 153, que é 24 horas por dia.
O projeto – A atividade faz parte do projeto Ecocidadão nas Escolas desenvolvido pela Gerência de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema). O objetivo é a realização de conversas e palestras sobre temas ambientais, incluindo orientações à população, a legislação em vigor no país e no Município e informações úteis para o dia a dia dos estudantes, de forma a contribuir para a preservação ambiental da cidade.
Em agosto, o projeto deve iniciar um novo tema que pode ser arborização ou maus-tratos aos animais. Sua definição depende da votação realizada entre os alunos que participam do projeto.
De novembro de 2017 até o momento, o projeto já realizou 42 palestras em 33 unidades escolares de Londrina, porém todas as 37 unidades escolares que desenvolvem a Educação para Jovens e Adultos vão receber as atividades do projeto até o final do primeiro semestre. As unidades escolares, seja pública ou privada, interessadas em saber mais sobre o assunto podem escrever um e-mail para educacao.ambiental@londrina.pr.gov.br ou telefonar para 3372-4769 ou 3372-4768, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.