Biblioteca prossegue com exposição sobre imigração japonesa no Brasil
Visitação pode ser feita até o dia 18 de julho; estão expostas 30 obras, dos artistas Yasuharu Ueda e Hideko Goto
Está disponível, até o dia 18 de julho, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, a exposição “110 anos da imigração japonesa no Brasil”, dos artistas Yasuharu Ueda e Hideko Goto. A visitação é gratuita e pode ser feita das 7h30 às 19 horas, na Avenida Rio de Janeiro, 413.
Estão expostas 30 obras que apresentam o panorama histórico da jornada dos japoneses para a vinda ao Brasil, retratando todas as dificuldades e desafios enfrentados. Os trabalhos foram produzidos em grãos de arroz tingidos, colocados um por um sobre as telas. Em um quadro de 50 X 66 cm são utilizados cerca de 15 mil grãos.
Segundo o coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da Biblioteca Pública, Guilherme Yung Wing Li, ao abrir espaço para exposições como esta, a Biblioteca oportuniza aos artistas exporem as suas obras para a comunidade. “Também atrai a população para visitar e ocupar o espaço público”, ressaltou.
As pessoas interessadas em fazer exposições, lançamentos de livros, palestras, entre outras atividades na Biblioteca Pública, devem entrar em contato pelo e-mail biblioteca@londrina.pr.gov.br. Após o contato, é enviado um formulário para o interessado preencher e agendar a data, conforme a disponibilidade do local. O telefone para mais informações é o 3371-6500.
Sobre o local – A Biblioteca Pedro Viriato Parigot de Souza foi criada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78. Atualmente, atende diariamente uma média de 500 leitores e usuários e conta com vários espaços para estudo e um grande acervo de livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consulta no local. O usuário também pode realizar o empréstimo domiciliar de livros, após fazer o cadastro e a carteirinha.
O local possui, ainda, o setor da Hemeroteca, que arquiva as notícias de jornais por assunto, o setor de Periódicos, o Arquivo Retrospectivo e a Sala Londrina-Paraná, que conta com um acervo especializado na história local. Também oferece serviços à população, como a disponibilização de computadores no Telecentro Comunitário, que permite o acesso gratuito à internet, e também o Mural de Empregos, onde são informadas as vagas de empregos de classificados de jornais e também as vagas disponibilizadas pela Agência do Trabalhador.