Cidadão

Grafatório recebe lançamento de livro e bate-papo na terça-feira (24)

Obra de Rogério Sganzerla foi escrita pelo cineasta com 8 anos de idade; nova edição tem acabamentos artesanais

 

grafatorio.livro.DPA Vila Cultural Grafatório recebe, na próxima terça-feira (24), o relançamento do livro “Novos Contos”, do cineasta Rogério Sganzerla, publicado originalmente em 1954. O evento está marcado para as 19h30. Haverá também um bate-papo especial com o diretor de fotografia Carlos Ebert, amigo pessoal do cineasta.

Aos 22 anos, Rogério Sganzerla foi aclamado como um dos cineastas mais inventivos e radicais do cinema brasileiro ao estrear o longa-metragem “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), sucesso de crítica e bilheteria. Nas entrevistas que deu até sua morte, em 2004, o cineasta fazia questão de mencionar o livro “Novos Contos”, publicado quando ele tinha apenas oito anos de idade.

O relançamento é uma parceria da Grafatório Edições com a Miríade Edições, de Florianópolis. A nova edição foi impressa em tipografia, como na original, e os acabamentos foram feitos artesanalmente. São quatro pequenos contos que revelam parte do imaginário infantil de Sganzerla, seu gosto pessoal pela mágica e referências à cultura pop dos anos 1950.

Os textos podem agradar tanto aos adultos, que interpretam a obra como um episódio biográfico de Sganzerla, quanto ao público infantil, já que são textos escritos por uma criança e repletos de imaginação lúdica. A nova edição inclui um texto-depoimento da mãe de Rogério, Zenaide Sganzerla, que hoje está com 99 anos de idade.

O evento contará com um bate-papo especial com Carlos Ebert, amigo pessoal e diretor de fotografia de filmes de Sganzerla, incluindo o clássico “O Bandido da Luz Vermelha” e “Nem Tudo É Verdade” (1984). Durante a conversa, serão exibidos trechos desses dois filmes.

A entrada para o evento é gratuita. O livro estará à venda por R$30 (em dinheiro ou cartão), e também poderá ser adquirido pelo site www.grafatorio.com. A Vila Cultural. que conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic),  fica na Avenida Paul Harris, 1.575.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos