Espetáculo gratuito encerra ciclo de atividades da Funarte
Ao longo da semana, Londrina recebeu 11 oficinas e dois seminários envolvendo as linguagens das artes cênicas, música e artes visuais
A Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão federal ligado ao Ministério da Cultura, promove, nesta sexta-feira (17), às 18 horas, um espetáculo gratuito na escadaria do Teatro Ouro Verde, na Rua Maranhão, 85, encerrando o ciclo de oficinas realizadas na cidade. Londrina recebeu, ao longo da semana, diversas atividades formativas promovidas pela fundação.
Foram promovidas 11 oficinas e dois seminários, todos gratuitos, envolvendo as linguagens das artes cênicas, música e artes visuais. Para fazer o encerramento, duas turmas das oficinas “O Corpo em Cena” e “Aprimoramento Vocal” se juntaram para fazer uma apresentação, que envolve dança e canto, em pleno calçadão. O espetáculo será apresentado pelos alunos com a coordenação das artistas Marluce Medeiros e Jane Celeste.
O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, ressaltou que o fato de Londrina ter sido incluída no circuito da Funarte, demostra o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado na cidade e pela história do município. “Londrina é reconhecida como um polo cultural e isso coaduna com o trabalho que estamos fazendo, em torno do conceito Londrina Cidade Criativa, demonstrando que criatividade e inovação são marcas da cidade, e a cultura, neste contexto, é um expoente”, apontou.
Cesaro destacou ainda a parceria da Universidade Estatual de Londrina (UEL), que recebeu as atividades, e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, na divulgação. “Os curso que vieram pra cá tiveram altíssima qualidade e possibilitaram aprendizado e aperfeiçoamento ao setor”, afirmou.
Sobre a ação – O Programa Funarte de Capacitação Técnica recebeu mais de 500 inscritos para suas atividades em Londrina. A organização do evento avalia como muito positivo os resultados obtidos nas oficinas, chamando a atenção a disponibilidade e o ótimo desempenho dos participantes de todas elas, uma característica que foi percebida de forma unânime, por todos os ministrantes.
Londrina foi a segunda cidade do Brasil a receber esse ciclo de oficinas promovidos pela Funarte. Em seguida, o mesmo projeto será realizado em Campina Grande, na Paraíba, e depois segue por mais quatro cidades do Brasil.