Projeto Conviver oferece momento de integração para idosos
Pessoas atendidas nas Instituições de Longa Permanência e Centro de Convivência da Pessoa Idosa terão tarde com música e dança na terça-feira (21)
Cerca de 40 idosos atendidos por Instituições de Longa Permanência (ILP) participam, na terça-feira (21), de mais uma edição do Projeto Conviver, da Secretaria Municipal do Idoso (SMI). Eles irão até o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região oeste para desfrutar de uma tarde com muita música e dança, por meio do projeto Vivenciando a Música na Terceira Idade. Conduzido pelo músico profissional Tinho Lemos, o projeto musical terá a participação dos músicos instrumentistas Clecio Borici e Vitor Hugo de Andrade. O CCI Oeste fica na Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes.
O Projeto Conviver, realizado a cada dois meses, tem como objetivo promover aos idosos das ILPs atividades que promovam a socialização e o fortalecimento de vínculos comunitários. Segundo a secretária municipal do Idoso, Nádia Oliveira de Moura, a iniciativa também busca oferecer a participação dessas pessoas em atividades comunitárias de caráter interno e externo, e de cultura e lazer, como preconiza o Estatuto do Idoso. “Através de uma tarde de convivência, esse projeto visa integrar os idosos das ILPs e os que participam dos CCIs, contribuindo para sua qualidade de vida”, destacou.
Atualmente, o Município possui termo de colaboração com três Instituições de Longa Permanência para Idosos: o Asilo São Vicente de Paulo, o Lar Maria Tereza Vieira, e o Lar dos Vovôs e das Vovozinhas. Devem comparecer no Projeto Conviver os idosos semi-dependentes acolhidos por essas ILPs.
A diretora de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da SMI, Ana Karina Anduchuka Barbosa, acrescentou que, a cada edição do Projeto Conviver, são planejadas atividades diferentes, como música, teatro, contação de histórias e outras ações culturais. “Na terça-feira (21), será uma atividade de música, com um artista que já atua nos CCIs através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura”, contou.
Sobre o “Vivenciando a Música na Terceira Idade”, Ana Karina informou que é um projeto que estimula a interação e envolvimento dos idosos, oferecendo a oportunidade para que eles cantem e dancem as canções que marcaram época. “Essa questão da interação é algo constante no projeto, que valoriza a população idosa e incentiva sua participação através das músicas”, completou.