Secretaria de Saúde reforça ações do Agosto Azul e Agosto Dourado
Haverá um encontro para profissionais da saúde. As inscrições podem ser feitas em http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/login/index.php
Nesta quarta-feira (22), das 13h30 às 17h30, a Secretaria Municipal de Saúde realizará um evento para marcar as ações do Agosto Azul e do Agosto Dourado. A atividade será no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), que fica na Rua Fernando de Noronha, 264.
O objetivo é falar sobre o pré-natal do parceiro, seu papel no aleitamento materno e a paternidade ativa, além de mostrar a importância de uma mudança cultural no público masculino, a fim de incentivá-lo a procurar pela prevenção de doenças e promoção da saúde, ou seja, para que eles procurem o atendimento médico, verifiquem sua condição de saúde e façam exames clínicos com mais frequência, antes do aparecimento de doenças mais graves.
Para isso, todos os profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das equipes Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), as equipes de odontologia, da Maternidade Municipal e outros foram convidados a participar do encontro. As inscrições foram disponibilizadas pela Escola de Governo, pelo sistema AVA. Ao todo, são 240 vagas, mas até o momento 150 servidores se inscreveram. Aqueles que desejarem podem se inscrever até o horário do evento.
Segundo a coordenadora de Saúde do Adulto, da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana de Oliveira Marques, a saúde e o comportamento do homem podem influenciar diretamente à saúde da gestante e de seu filho, por isso quando a mulher realiza o pré-natal, seu parceiro deve ser estimulado a participar e a realizar exames clínicos conjuntamente, assim ele poderá fazer testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), participar de grupos de atividades desenvolvidos nas UBS, como de atividades físicas, o de apoio para o fim do tabagismo e de cuidados com a diabetes; poderá atualizar a carteira de vacinação e realizar outras atividades para prevenir as doenças.
Isso porque, durante a gestação e o nascimento da criança, o homem tem um papel muito importante, que vai desde o acompanhamento à gestante até os cuidados com a sua saúde, visto que ele pode transmitir algumas enfermidades à mulher que está esperando um filho e até mesmo, indiretamente, à criança. “A intenção é que a atividade encerre o mês de agosto, capacitando os profissionais da Secretaria de Saúde sobre o pré-natal do parceiro e o seu papel no aleitamento materno, em prol da prevenção de doenças e do estímulo ao papel do homem enquanto apoiador da parceira durante a gestação, acompanhando-a e aproveitando o momento para se cuidar também, tomar as vacinas, fazer testes rápidos, exames médicos e participar de atividades físicas. É importante que os homens procurem o serviço de saúde antes do surgimento de doenças em estágios mais graves”, disse.
Em Londrina, desde o início deste mês, os funcionários da Secretaria Municipal de Saúde têm realizado diversas ações para incentivar a paternidade ativa e os cuidados com a gestante -desde o pré-natal até o pós-parto- e com o bebê, possibilitando a todos uma qualidade de vida melhor e a criação de vínculos afetivos saudáveis, além da promoção da saúde e da prevenção do adoecimento.
As atividades fazem parte do Agosto Azul -que foi instituído no Paraná, em março de 2012, por meio da Lei Estadual nº 17.099- e do Agosto Dourado, que é o período dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Tanto o Agosto Azul quanto o Agosto Dourado estão em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) e são organizados pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS).