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CMEI Valéria Veronesi estimula brincadeiras tradicionais

Cerca de 400 alunos, de zero a cinco anos, estão participando das atividades lúdicos-pedagógicas que, muitas vezes, perdem lugar a equipamentos eletrônicos

 

Entendendo que brincar é uma atividade humana que estimula o desenvolvimento integral da criança, os educadores do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi estão realizando a Semana das Brincadeiras Tradicionais, desde a última segunda-feira (20) até esta sexta-feira (24), na própria sede, que fica na Rua Benjamin Constant 800, no Centro.

Aproximadamente 400 alunos, de zero a cinco anos de idade, estão participando das atividades lúdicos-pedagógicas ao menos uma vez por dia, durante toda a semana. O objetivo é que os estudantes tenham contato com brincadeiras que, muitas vezes, estão esquecidas, mas que são extremamente importantes para o desenvolvimento social, afetivo, motor e cognitivo dos pequenos.

Segundo o auxiliar de período, Valdir de Oliveira, entre as brincadeiras que estão sendo estimuladas estão a amarelinha, pular corda, jogar bola, jogo de papéis, corre cotia e outras. Ao se exercitar com essas atividades, os pequenos são incentivados a desenvolverem a cooperação entre si, obedecer as regras do jogo, respeitar os direitos e deveres dos colegas, acatar o árbitro ou a autoridade na partida, assumir responsabilidades, aceitar e receber as penalidades a depender de sua conduta, além de se socializarem com os professores e colegas. São estimulados também a criatividade, fantasia, vínculo com o outro, desenvolvimento psicomotor e a parte cognitiva.

Além disso, para Oliveira, são brincadeiras que possibilitam que as crianças se humanizem, desenvolvam a atenção, a memória, a sociabilidade e a habilidade de antecipação das situações e de planejamento de suas ações. “Em algumas, como no jogo de papéis, elas assumem funções que em sua idade, não estão aptas a fazê-lo, mas que na brincadeira elas agem e entendem como os adultos devem agir. Isso faz com que, quando a criança chegue ao ensino fundamental, ela esteja preparada para aprender o conteúdo ministrado e a desenvolver integralmente as funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso, ou seja, psicomotricidade”, contou.

Durante esta semana, cabe aos professores organizarem as ações, que podem ser feitas unindo as turmas e realizando vivências em conjunto. Além disso, os pais e responsáveis podem participar, visto que eles estão sendo chamados para as reuniões de pais e mestres. Assim, quando eles vão à reunião, recebem o portfólio de seus filhos, interagem com as crianças que contam como foram desenvolvidas as atividades, podem finalizar o encontro participando de uma brincadeira. As reuniões estão sendo agendadas sempre às 7h30 e às 1730, para facilitar a participação dos adultos tanto no horário de entradas das crianças quanto no de saída.

Este é o primeiro ano em que o CMEI desenvolve a Semana das Brincadeiras Tradicionais, mas a expectativa é que nos próximos ela continue sendo realizada. “Como não trabalhamos com as datas comemorativas, inserimos a Semana das Brincadeiras Tradicionais no calendário. A ideia surgiu porque as crianças passam cerca de 10 horas conosco, e hoje em dia elas não brincam mais na rua, socializando como se fazia antes. Aí resolvemos fazer um resgate dessas brincadeiras e cada turma se organizou para fazer as brincadeiras que eles mais desejam”, explicou a diretora do CMEI, Patrícia Ribeiro Costa Rios Molena.

A ideia de realizar esta ação surgiu após a reunião bimestral realizada pela Escola de Pais, no CMEI. Ao perceberem que as crianças passam muito tempo dentro de apartamentos e casas, sem interagir umas com outras, e constantemente com o uso de eletrônicos, como celulares e tablets, surgiu o projeto.

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