Cidadão

Projeto “Idoso Conectado” forma 230 idosos nesta quinta-feira (30)

Curso é o mais procurado da Secretaria Municipal do Idoso, e já atendeu mais de 500 pessoas

 

Nesta quinta-feira (30), será realizada a formatura do projeto “Idoso Conectado”, que promove a inclusão digital para idosos. As aulas foram ministradas nos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) Leste e Oeste, em parceria da Secretaria Municipal do Idoso com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). A solenidade será às 14h, no auditório do Serviço Social do Comércio (SESC) Centro, na Rua Fernando de Noronha, 264.

A formatura contará com entrega de certificados para os 230 idosos formandos, apresentação do coral de idosos do SESC, e uma exposição de esculturas de jornal feitas pelos alunos dos Projetos “Arte e Vida”, que formou 18 idosos, e “Arte e Cidadania”, que formou seis idosos. Ambos ocorreram nos CCI’S em 2017 e 2018, respectivamente.

O curso possibilita aos idosos o ensino para a utilização adequada de recursos tecnológicos disponíveis em aparelhos celulares, como ligar seu telefone, fazer ligações, adicionar novos contatos, acessar aplicativos e redes sociais, realizar pesquisas, entre outros. O projeto é uma das atividades mais concorridas dos dois CCIs, e além de contar com demanda crescente, possui hoje uma fila de espera de 120 idosos.

De acordo com a secretária municipal do Idoso, Andréa Ramondini Danelon, o meio digital, além de propiciar um relacionamento intergeracional, promove maior participação social e abre um mundo novo para essas pessoas. “A maior importância de terem esse contato com os recursos digitais, é que isso influencia até na saúde, possibilita uma vida mais ativa, coisas novas, o que diminui depressão, ansiedade e outras doenças. Por outro lado, ainda dá a possibilidade de maior contato, como a aproximação com familiares distantes, coisas que eles nem pensavam no passado. Dá a possibilidade de viajar na internet, pedir comida online, e tantos outros itens que esse mundo disponibiliza”, afirmou.

O projeto – O “Idoso Conectado” teve 300 formandos em 2017, ano de sua criação, e 241 formandos, até o momento, em 2018. O Município abrirá novas vagas em setembro com horários e número de vagas a serem definidos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos CCIs, ou pelos telefones 3375-0334 (Oeste) e 3375-0307 (Leste). O CCI Oeste fica na Rua Serra Pelada Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Já o CCI Leste está localizado na Rua Gabriel Matokanovic, 260, no Jardim da Luz.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos