Cidade

Gestores da Educação participam de capacitação sobre aleitamento materno

Intenção é fortalecer, nas mães, o pensamento de que elas não precisam desmamar seus filhos ao levá-los para as unidades escolares

Intenção é fortalecer, nas mães, o pensamento de que elas não precisam desmamar seus filhos ao levá-los para as unidades escolares

capacitação.educação.aleitamento.DPPara tratar sobre a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida das crianças, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmaram uma parceria em prol do estímulo e a manutenção da amamentação exclusiva nos seis primeiros meses de vida.

Para isso, no final de agosto, os profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos passaram por uma capacitação com os profissionais de saúde. O objetivo da atividade foi proporcionar aos diretores das unidades escolares mais conhecimentos técnicos sobre a importância da manutenção do aleitamento materno e mostrar o trabalho multiprofissional e intersetorial que já é desenvolvido em Londrina, através da rede pública de saúde e com a ajuda do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma).

Assim, ainda este ano, a Central de Vagas contará com um sistema de informação atualizado, em que as mães que forem matricular seus filhos ou filhas responderão a um questionário mais completo. Elas deverão preencher, além das respostas às perguntas comuns, aquelas referentes ao aleitamento como, por exemplo, por quanto tempo amamentaram, se ainda estão amamentando, se sim qual é a frequência, se a alimentação do bebê precisa de fórmulas ou não e outras informações relevantes.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, a intenção é formar um banco de dados completo sobre o aleitamento materno, para que com estas informações em mãos seja possível elaborar políticas públicas que estimulem o ato que ajuda na saúde da criança. “A nossa ideia é fortalecer nas mães o pensamento de que elas não precisam desmamar seus filhos ao levar para a creche e que, se a mãe tiver condições, que ela possa ir amamentar na unidade escolar. Para isso, alguns CMEIs de Londrina já têm poltronas e espaços adequados para as mães amamentarem. Nossa intenção é fortalecer essas ações e com a ajuda do banco da dados direcionarmos as políticas”, disse.

Com as informações de um cadastro mais completo, os diretores e educadores dos CMEIs e CEIs deverão planejar espaços adequados para o recebimento da mãe que estiver amamentando e que expressar a vontade de continuar fazendo. Além disso, no futuro, a intenção é que as mães possam retirar o leite humano e levá-lo até a unidade escolar, para que no horário da alimentação, à criança seja dado o alimento materno e não apenas fórmulas. Assim, até os seis meses de idade as crianças serão alimentadas exclusivamente com o leite materno.

Esta ação surgiu dentro da capacitação “Creche como promotora da amamentação e da alimentação adequada e saudável”, realizado durante o Agosto Dourado. A gerente de Programas Especiais em Saúde da Secretaria de Saúde, Lilian Nellessen, a coordenadora pelo Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina e integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma), Márcia Benevenuto de Oliveira, e a enfermeira da Maternidade Municipal Lucilla Balallai e conselheira em aleitamento materno, Tatiana Antonio e Silva, ministraram a capacitação.

Os profissionais interessados em obter mais informações podem ler a cartilha que leva o nome da capacitação. Ela está disponível para impressão e download no site do Ministério da Saúde (MS) e pode ser acessada pelo https://goo.gl/Ri22mz.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos