Cidade

Forças de segurança e alunos hasteiam bandeiras no Centro Cívico

Atividades encerrarão com o tradicional Desfile de 7 de setembro, na Avenida Leste-Oeste, a partir das 9 horas

Atividades encerrarão com o tradicional Desfile de 7 de setembro, na Avenida Leste-Oeste, a partir das 9 horas

semana.patria.quarta.VPNa manhã desta quarta-feira (5), membros das forças de segurança participaram da celebração em prol dos 196 anos de Independência do Brasil. Este foi o quarto dia de atividades da Semana da Pátria de 2018, em que estão sendo hasteadas as bandeiras nacional, estadual e de Londrina durante a execução dos hinos do Brasil e do Município.

Além de representantes da Guarda Municipal de Londrina (GML), do 3º Grupamento de Bombeiros e do 5º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Paraná (5º BPM) estiveram presentes no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto o membro das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), Urias Alves, o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes e atletas da Academia de Taekwondo, que fizeram uma demonstração do esporte aos alunos da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães.

Para Madureira, é importante que o Município possibilite a participação das crianças da rede municipal de ensino e da comunidade em geral nas celebrações da Semana da Pátria, visto que elas estimulam o sentimento de independência em todos, trazendo a reflexão sobre o que cada pessoa pode fazer para transformar o local onde vive, em um espaço melhor. “As crianças têm uma ferramenta muito eficaz para sua independência que é a educação e o esporte, para saberem que é possível realizar sonhos, transformar a cidade e o país onde moram. Todos os dias nós temos que lutar pela nossa independência, sendo mais gentis, mais corteses e tendo garra para transformar nossa vida com bons exemplos e atitude”, frisou.

semana.patria.quarta.V2A Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães levou 10 alunos do P4 e outros 22 do 5º ano para participarem da execução dos dois hinos. Segundo a professora Sílvia Soncin, trazer as crianças para ações como essa ajudam a colocar em prática o conteúdo ministrado em sala, além de ensinar os estudantes por meio de exemplos. “Faz muita diferença participar, porque os alunos veem a teoria em sala de aula, mas vindo aqui praticam a cidadania no contexto do dia a dia e também veem os adultos participando, sendo modelos para eles”, disse.

Amanhã (6), será o último dia de atividades no Centro Cívico de Londrina. Devem participar os estudantes da Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães e da Maestro Andréa Nuzzi. Já na sexta-feira, dia 7 de setembro, a partir das 9 horas, haverá o tradicional Desfile Cívico-Militar. Ele acontecerá na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), entre as ruas São Luiz à Rua Mossoró.

De acordo com a secretária de Educação, neste feriado, a população pode esperar um evento divertido e organizado. “Temos mais de 4 mil pessoas confirmadas para desfilar, fora aquelas que participarão assistindo, que somam de 12 a 15 mil pessoas. É uma festa muito bonita e de muito aprendizado, além de ser uma manifestação cívica, que com certeza as crianças não vão esquecer. Convidamos toda a comunidade para participar e assistir ao desfile”.

No entorno da Avenida Leste-Oeste, as forças de segurança reforçarão os cuidados com a passagem dos veículos e de pedestres.

Fotos: Vivian Honorato

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos