Escolas municipais participam do 9º Concurso Meio Ambiente Melhores Práticas
Quatro escolas e um CMEI podem ser conferidos durante o Londrina Matsuri, com iniciativas voltadas à educação ambiental
Quatro escolas municipais e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) estão participando da 11ª Mostra e do 9º Concurso “Meio Ambiente Melhores Práticas”, que integram a programação da 16ª edição do Londrina Matsuri. A iniciativa tem como objetivo divulgar e identificar projetos voltados para as melhores práticas, em prol da preservação do meio ambiente. O público pode conferir a exposição de trabalhos de hoje (6) até domingo (9), no Parque Governador Ney Braga.
As escolas municipais Maria Irene Vicentini Theodoro, Santos Dumont, Joaquim Vicente de Castro, Maestro Andrea Nuzzi, e o CMEI Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro disponibilizaram seus professores, das 13 às 21 horas, para apresentar os projetos que desenvolvem nas unidades.
Segundo a integrante do Apoio Pedagógico de Ciências da Secretaria Municipal de Educação, Cristina Borba, esta é apenas uma parcela dos muitos projetos de educação ambiental desenvolvidos na rede municipal. “São muitos projetos, tanto nas escolas e CMEIs, e eles formam um material muito rico. Então, mais do que a premiação concedida, o importante dessa mostra é a oportunidade de apresentar para a população o excelente trabalho desenvolvido na rede municipal”, afirmou.
Cristina contou que a maioria dos projetos que participam da Mostra Meio Ambiente Melhores Práticas mobiliza a comunidade escolar e também a comunidade local, integrando alunos e suas famílias. “Essas atividades sensibilizam a população para o cuidado com o meio ambiente, e são ações que atraem o interesse, como as hortas comunitárias, projetos de compostagem, entre outros. Isso faz com que eles procurem as escolas para saber como é feito e possam praticar em suas casas também”, disse.
No domingo (9), às 19 horas, será feita a divulgação oficial da Escola Destaque, seguido das três primeiras colocadas, selecionadas por um júri. A Escola Destaque levará um troféu, e as três mais bem colocadas recebem uma caixa amplificada. Além disso, todas vão ganhar um certificado de participação, concedido pela organização do Londrina Matsuri.
Os projetos que participam da mostra e do concurso são: Londrina & Terras Indígenas: Semeando saberes e partilhando sementes (Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro); Horta Suspensa: reaproveitamento de materiais (Escola Municipal Santos Dumont); Empreendedorismo Sustentável (Escola Municipal Joaquim Vicente de Castro); CAMTU: Coração, Ação, Mãos, Transformação e União para mudar o mundo (Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi); Sala da Natureza (CMEI Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro).
O Londrina Matsuri é promovido pelo Grupo Sansey, patrocinado pela Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Unimed Londrina, Boulevard Londrina Shopping, Disfranco, Midiograf e Drogamais, e conta com apoio da Prefeitura de Londrina, Sociedade Rural do Paraná, SESI, SENAI, FIEP, SESC/Fecomércio, Emater e UEL.