Destaques

Assinada a ordem de serviço para reforma da UBS do Conjunto João Paz

ordem.UBS.joão.paz.VP

Unidade localizada na região norte é a sétima a receber reforma pela Prefeitura, dentre as 11 que estão no primeiro lote para 2018

Foi assinada nesta quinta-feira (6) a ordem de serviço para o início das obras de reforma da Unidade Básica de Saúde Marcia Andreoni Der Bedrossian, a UBS do Conjunto João Paz, na região norte de Londrina. O prefeito Marcelo Belinati e o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, participaram da solenidade na própria sede da UBS, que será a sétima do município a passar por reforma, de um total de 11 que integram o primeiro lote de unidades a serem contempladas em 2018. A Prefeitura de Londrina tem como objetivo promover, até o final da gestão, a reforma de todas as 54 UBSs existentes na cidade.

Para a realização dos trabalhos serão investidos R$ 150 mil ao todo, e o prazo para conclusão da obra é de 120 dias a partir da assinatura da ordem de serviço. As atividades terão início na próxima semana pela empresa vencedora da licitação, a Construpais Construtora Ltda, que é a responsável pelo serviço. A UBS do João Paz não passa por uma reforma efetiva há cerca de 20 anos, desde que a sede atual foi inaugurada, em 1999.

ordem.UBS.joão.paz.V2Dessa forma, o espaço, cuja área é de 385,28 metros quadrados, receberá uma série de melhorias em sua estrutura física, abrangendo intervenções nos pisos interno e externo, calçada e acessos. Ainda haverá a recuperação dos ambientes existentes na UBS com pintura de paredes, revisão e recuperação das esquadrias metálicas, substituição de vidros, melhorias nas instalações hidráulicas, adequações dos rufos, calhas e telhado, bem como da comunicação visual e recuperação do abrigo de resíduos. A área de abrangência desta UBS engloba cerca de 11 mil pessoas atendidas na região norte.

O prefeito Marcelo frisou que a maior parte das UBSs que já estão sendo reformadas é formada por locais que não recebem uma reforma e a atenção devida do poder público faz muitos anos, chegando em alguns casos até duas décadas ou mais. “A UBS João Paz é a sétima UBS que está entrando em reforma em nossa administração e já contamos com recursos garantidos para executar a recuperação de todas as 54 unidades básicas. As sedes serão repaginadas e ganharão novos equipamentos e mobiliário, melhorando os atendimentos à população”, afirmou.

A reforma da unidade compõe um amplo programa que o Município vem desenvolvendo em prol da reestruturação da saúde pública, como também destacou o prefeito Marcelo Belinati durante a cerimônia. “Por meio de um planejamento consistente, estamos conseguindo colocar em prática uma série de obras que, após concluídas, representarão um grande marco para melhorar a saúde em Londrina. Somando investimentos com verbas federais, estaduais e municipais também estamos reconstruindo e ampliando a Maternidade Municipal, o Pronto Atendimento Infantil (PAI) e teremos a nova sede do SAMU. Outro desafio será recompor o quadro de médicos para que Londrina volte a ter papel protagonista e amplie sua excelência na área da saúde”, completou.

ordem.UBS.joão.paz.V3Segundo Felippe Machado, após o início das obras nas 11 unidades de saúde abarcadas no primeiro lote de reformas, um segundo lote terá início a partir de 2019. “A previsão é que outras 20 UBSs sejam assistidas na segunda etapa de obras em parceria com o governo do Paraná, com quem possuímos hoje uma parceria exitosa e que vem crescendo para trazer melhorias à saúde pública em nossa cidade. Em 2017, já foram entregues as reformas das UBSs do Jardim Panissa/Maracanã e do Parque das Indústrias, e além disso houve a convocação de 78 servidores e reforço na escala de urgência e emergência médica com 40 mil horas contratadas a mais, entre outras medidas importantes”, citou.

Já a coordenadora da UBS João Paz, Vânia Cristina Alcântara, disse que a autorização das obras era um momento muito aguardado por toda a comunidade atendida naquela área. Ela enfatizou que todas as readequações na estrutura física do local beneficiarão não apenas os usuários, mas irão trazer condições melhores para a equipe de profissionais que lá trabalha. “Hoje é um dia muito especial para nós, pois trata-se de uma obra importante para a região norte. Agradecemos ao empenho da Prefeitura, que está proporcionando a realização desta ação que nos ajudará a oferecer serviços de mais qualidade a todos”, comentou.

Também estiveram presentes na solenidade Ricardo de Oliveira, representando a 17ª Regional de Saúde; Vagner Aguiar Almeida, do Conselho Regional de Saúde da Região Norte, e Claudinete Pereira, presidente da Associação de Bairro do Conjunto João Paz.

Atendimentos – Durante a reforma, os atendimentos serão realocados para outros locais. As consultas, aplicação de vacinas, o serviço de enfermagem e odontológico (da manhã), serão realizados na UBS do Novo Amparo. Os atendimentos da odontologia (da tarde) acontecerão na UBS do Aquiles Stenghel e os grupos atendidos pela equipe do NASF, na Igreja Católica do João Paz.

Somente o governo do Paraná destinou aproximadamente R$ 11 milhões para a recuperação das 54 UBSs de Londrina. Até agora, além da UBS do João Paz, estão em reforma as unidades do Jardim do Sol, Vila Casoni, Jardim Alvorada, Conjunto Habitacional Carnascialli, Centro Social Urbano (CSU) e do Conjunto Habitacional Ernani Moura Lima.

Serviços – Diversos tipos de atendimentos são realizados na unidade do João Paz: consultas médicas e odontológicas; vacinação; serviços de enfermagem; atendimentos da equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), com psicólogos, nutricionistas, educador físico e farmacêutico; acolhimentos com classificação de risco; puericultura; acompanhamento de pré-natal; exames preventivos ao câncer de colo de útero; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites; visita domiciliar, além de grupos de saúde voltados para a comunidade.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos