Quase 20 mil pessoas participam do Desfile Cívico- Militar
Celebração pelos 196 anos de Independência do Brasil aconteceu na Avenida Leste/Oeste
Na última sexta-feira (7), quase 20 mil pessoas participaram do Desfile Cívico-Militar realizado na Avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste/Oeste), entre as ruas São Luiz e Mossoró. Quase 5 mil pessoas participaram desfilando na avenida e cerca de 15 mil foram assistir a celebração pelos 196 anos de Independência do Brasil.
O desfile começou às 9 horas e teve duração de 2 horas e meia, encerrando por volta das 11h30. Segundo a organizadora da ação, Carla Cordeiro, o número de participantes foi acima do esperado, mas tudo transcorreu conforme a organização previa, com tranquilidade e respeito. “Foi um desfile longo, mas que transcorreu dentro do esperado, onde todos que participaram, seja desfilando ou assistindo a atração, levaram uma apresentação admirável, com exemplo de patriotismo, civismo e respeito às diferenças”, destacou.
Para garantir a segurança e a ordem durante a celebração, mais de 60 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) trabalharam das 7h às 13h. O desfile também contou com o apoio de 30 agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), 20 policiais militares (PM) e Guardas Municipais (GM), que ajudaram na sinalização do trânsito, no fechamento das vias e na segurança dos motoristas e pedestres. Isso porque, durante a manhã do feriado, o trânsito de veículos foi interditado, das 7h às 13h, na Avenida Leste/Oeste, no percurso compreendido entre a rotatória da Avenida Rio Branco até a Rua Mossoró.
Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Londrina, iniciaram o desfile pela avenida 160 integrantes do Tiro de Guerra de Londrina, o combatente das Forças de Emergência da Organização das Nações Unidas (ONU) Rogério da Silva, o membro das Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), Urias Alves, o pelotão e os veículos do 5º Batalhão da Polícia Militar do Paraná (BPM), da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar do Paraná, 3º Grupamento de Bombeiros e pelas Unidades Especializadas BPRv, BPAMb e BPEC.
Além deles, os 250 alunos mais a fanfarra do 2º Colégio Militar do Paraná também fizeram as honras. Depois deles, a população assistiu a passagem das viaturas das forças policiais citadas, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Londrina, Guarda Mirim, e da 10ª Subdivisão de Polícia Civil. Outros profissionais e representantes de diversas instituições também foram participar, como do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Viação Garcia, APAE, Sindicato Nacional dos Aposentados, ILECE, Associação da Melhor Idade do Jardim do Sol (AMISOL), EPESMEL, Secretaria Municipal do Idoso, Legião da Boa Vontade, BSGI, Escola Municipal Carlos Dietz e Noêmia Alaver Garcia Malanga, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Walter Okano e do Instituto de Educação Infantil e Juvenil.
Também participaram os Grupos de Escoteiros Verde Vale, Andrômeda, Ar Órion, Patriotas Londrina, Gideões Mirins e os Gideões Teens, Clube dos Desbravadores, de Aventureiros, Aventureiros do Amanhecer, de Aventureiros Bandeirantes Kids, Igreja Adventista do 7º Dia, Compaz, Colégio Estadual do Patrimônio Regina, banda do Colégio Champagnat, 136º Ordem Demolay, Assembleia Pitágoras da Ordem Arco-Íris, Academia Madureira de Taekwondo, IPEC, Instituto José Gonzaga Vieira, Londrina Bristlebachs Futebol Americano, Hog-Harley Owners Group-Red Wheel, e o Clube de Carro Antigo, Omega Clube do Brasil, Jeep Club de Londrina, 120 representantes da Manifestação Grito dos Excluídos, 150 carroceiros e a comitiva da Cavalaria.
Além da sociedade civil, diversas autoridades foram ao palanque assistir a atração de 7 de setembro.
Fotos: Vivian Honorato