Curso de Vendas da Sala do Empreendedor capacita MEIs em Londrina
Atividade inaugural reuniu mais de 20 pessoas na Prefeitura; curso tem carga de 12 horas e segue nos dias 19 e 26 de setembro
Teve início nesta quarta-feira (12) a primeira edição do Curso de Vendas para Microempreendedores Individuais (MEIs), que está sendo realizado pela Sala do Empreendedor em parceria com o Sebrae/PR. A capacitação é direcionada aos MEIs que atuam no setor comercial, com a finalidade de oferecer suporte especializado para que eles potencializem seus negócios e tenham mais eficiência na prática das vendas. Mais de 20 pessoas participaram da atividade inaugural, realizada no auditório da Prefeitura de Londrina.
A carga horária total do curso é de 12 horas e outros dois encontros ainda serão realizados, nos dias 19 e 26 de setembro, a partir das 13 horas. A programação conta com três módulos e as aulas são ministradas pelo consultor Sidney Kayamori, do Sebrae-PR, que aborda a questão comercial interna, relativa ao empreendimento; sobre vendas externas e, por último, falando das vendas no ambiente online. Quem tiver interesse em se inscrever pode entrar em contato pelo telefone 3372-4108 ou comparecer na Sala do Empreendedor, localizada no saguão da Prefeitura de Londrina, na Avenida Duque de Caxias, 635.
Foram tratados, neste primeiro momento, assuntos relacionados a abordagem geral de vendas, crescimento da concorrência, competição no mercado e um comparativo entre o passado recente e o momento atual, além das tendências da área comercial. Os microempreendedores puderam participar de uma dinâmica de entrevista e, com base em um modelo de roteiro, simularam a criação de uma campanha e promoção para impulsionar a venda de um produto.
Segundo Kayamori, a ideia foi levar aos MEIs um panorama amplo sobre como funciona o universo comercial e como devem ser tratados os clientes. A abordagem também focou nas formas de produção de estratégias e soluções eficientes para melhorar as vendas. “São conteúdos que podem colaborar para que eles tenham uma visão mais ampla e consigam trabalhar melhor sua relação com os clientes. Atualmente, é preciso que os empreendedores integrem as noções de comércio, sabendo interagir com seu público-alvo e atuar também nas mídias sociais, que é outro fator importante na área das vendas”, disse.
Um dos participantes do curso, Osmar Wathier, que se tornou um microempreendedor individual recentemente, contou que se inscreveu na atividade para entender melhor sobre a abordagem de clientes, com a finalidade de organizar seu negócio e obter melhores resultados. No momento, ele está iniciando a venda de produtos congelados do tipo de pescados, como camarão e frutos do mar, e faz visitas a estabelecimentos para prospectar clientes. “Já realizei algumas vendas, mas quero enriquecer meus conhecimentos para fazer meu empreendimento dar certo, primeiro para melhorar os contatos e depois para verificar as possibilidades de expansão. Esse curso será de grande valia e o MEI é uma ótima oportunidade para quem pretende trabalhar com vendas”, afirmou.
A gerente da Sala do Empreendedor, Nilcéia de Fátima Vertuan, ressaltou que a formação fornece base para que os MEIs tenham mais condições de alcançar os objetivos traçados dentro do seu segmento de atuação. “Isso aproxima os participantes da realidade do mercado e amplia as possibilidades existentes hoje. A atualização de conhecimentos é parte essencial nessa busca pelo êxito. Teremos mais dois encontros e estamos procurando divulgar o curso da melhor forma para atrair o maior número de pessoas”, frisou.
Até o final de novembro, a Sala do Empreendedor também está ofertando, semanalmente, consultorias especializadas e gratuitas em Marketing e Finanças, realizadas todas as sextas-feiras. Para participar da programação do local é necessário confirmar a inscrição antecipadamente, pelo telefone 3372-4108.
Fotos: Vivian Honorato