Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente promove palestra sobre o Setembro Amarelo
Reunião, aberta para a comunidade, irá abordar também a conferência municipal, que será realizada em novembro
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) realiza, nesta quinta-feira (13), às 8h30, reunião aberta à comunidade, principalmente às pessoas que atuem com crianças e adolescentes. No encontro, a psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social, Bruna Sanches Ognebene, dará a palestra “Suicídio: É Preciso Falar Sobre”. A ação integra a campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar e desmistificar a questão do suicídio. A atividade irá ocorrer na sala de reunião da Igreja Nova Aliança, localizada na Rua Cuiabá, 48, Centro.
De acordo com a psicóloga, que atua no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Leste, os participantes serão convidados a saírem do silêncio, e abrirem um espaço para falar sobre esse tema. “É um assunto delicado, difícil, que não é confortável, porém é necessário. Que esse tema tenha um espaço para ser dito, pensado e refletido”, citou.
Durante a palestra, serão apresentados conceitos da psicanálise sobre a questão do suicídio. “Vamos falar da importância de um tratamento, muitas vezes psiquiátrico, juntamente com um acompanhamento psicoterápico. A medicação trata a parte orgânica desse sofrimento, mas as palavras precisam ter um espaço, essa dor precisa ser dita. E isso ocorre através do acompanhamento psicoterápico”, frisou Bruna.
A psicóloga do CRAS também vai abordar as doenças mentais, ainda estigmatizadas para muitas pessoas, e frequentemente associadas ao ato do suicídio. “Será uma oportunidade para desmistificar outras questões, como as doenças mentais. Dúvidas como ‘quem tem depressão vai se suicidar?’. Nem sempre uma coisa leva à outra, então isso também será discutido. E é importante tratar não só das crianças e adolescentes, pois o suicídio está atrelado a todas as faixas etárias, e por isso é necessária a prevenção. Vamos dar um olhar para essa questão, lembrando sempre que há uma possibilidade de tratamento”, ressaltou.
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a psicopedagoga Clarissa Pires, do Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPS Infantil), também participa da reunião. Ela irá esclarecer quanto aos meios de acolhimento do Município para pessoas que estejam em risco de cometer suicídio, ou que já tenham sofrido tentativas.
Pauta – Além da palestra, a reunião do CMDCA irá tratar dos preparativos para a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que irá ocorrer nos dias 8 e 9 de novembro na Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).
As pré-conferências preparatórias estão em sua reta final. Os encontros desta quinta-feira (13), às 9h, serão um no Instituto Adama, para a comunidade da região leste, e outro no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), região oeste. E, por fim, os trabalhadores de órgãos e entidades que atuam diretamente com crianças e adolescentes se reúnem na sexta-feira (14), das 8 às 12 horas, na UniCesumar.