Cidadão

Mais de mil pessoas participam de pré-conferências da criança e do adolescente

Encontros abriram espaço para os jovens falarem sobre suas demandas e necessidades; sugestões serão votadas durante a 10ª Conferência Municipal

Encontros abriram espaço para os jovens falarem sobre suas demandas e necessidades; sugestões serão votadas durante a 10ª Conferência Municipal

Para debater os direitos fundamentais e a proteção integral às crianças e adolescentes, mais de mil adolescentes e crianças participaram das 21 pré-conferências realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Além delas, houve encontros com 150 adultos reunidos para debater as políticas públicas para a área.

Ao todo, o CMDCA percorreu todas as regiões da cidade desde o dia 15 de agosto e realizou 21 encontros diferentes. Em determinadas reuniões mais de 150 pessoas participaram e em outros cerca de 50 marcaram presença, mas, em todos, foi aberto um espaço para as crianças e os jovens apresentarem suas demandas. Os menores fizeram desenhos que refletiram sua realidade, já os adolescentes se reuniram em grupos para elencar as demandas.

Segundo a presidente do CMDCA, Rejane Romagnoli Tavares Aragão, a participação de todos superou as expectativas dos organizadores. “A participação superou muito nossa expectativa, porque os adolescentes deram ideias, sugestões e, realmente, foram os protagonistas das pré-conferências. Eles pediram por espaços de escuta, onde poderiam ter voz para falar sobre suas demandas e ações que consideram relevantes. Os adultos também participaram ativamente, elaboraram pedidos e reivindicam a intersetorialidade das políticas públicas. Agora, esperamos a participação da sociedade na conferência”, explicou.

Durante as pré-conferências foram levantadas mais de 525 demandas, visto que, os participantes debateram sobre cinco eixos que são: a garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; prevenção e enfrentamento da violência; orçamento e financiamento das políticas públicas; participação, comunicação social e protagonismo e espaços de gestão e controle social das políticas públicas.

Assim, por meio dos encontros foram elaboradas as propostas de políticas públicas, que agora estão sendo sistematizadas pelos conselheiros municipais. O documento pronto e separado entre os cinco eixos será levado ao público durante a X Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ela acontecerá das 8h às 18h, dos dias 8 e 9 de novembro, Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).

As inscrições dos interessados em participar serão realizadas por meio do site da Prefeitura de Londrina, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br. Ela deve estar disponível em meados de outubro. A expectativa é que mais de 800 pessoas estejam presentes para votar e aprovar as demandas que serão encaminhadas à Conferência Estadual da Criança e do Adolescente.

Além de elencar as demandas de trabalhos, serviços e ações, durante as pré-conferências os participantes elegeram os delegados que vão representá-los durante a conferência. Foram eleitos 295 delegados de diversos segmentos sociais. Até o final deste mês, as entidades que não participaram das pré e os conselhos tutelares deverão entregar, por ofício, o nome de seus delegados. Estes serão responsáveis por votarem durante a conferência as demandas que considerarem mais relevantes a serem encaminhadas as esferas superiores. A temática central deste ano é a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos