Escolas e CMEIs realizam a Semana da Leitura
A programação especial nas unidades busca estimular o hábito da leitura entre alunos e suas famílias
Alunos da rede municipal de ensino participam, a partir desta segunda (1º), da Semana da Leitura. A iniciativa tem como objetivo estimular a prática da leitura, envolvendo as crianças e suas famílias com eventos e atividades nas escolas e centros de educação infantil. A Semana da Leitura foi instituída pela Lei Municipal nº 11.292, de 2011, e é promovida pelo Projeto Bibliotecas Escolares “Palavras Andantes”, desenvolvido desde 2002 pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
De acordo com a coordenadora do Palavras Andantes, a professora Márcia Batista de Oliveira, o projeto fomenta a leitura na rede municipal de ensino, com atividades especiais para os alunos e de formação para os professores. “Dessa forma, o projeto, criado há 16 anos, acolheu essa data, com as professoras que atuam nas bibliotecas montando uma programação para estimular a leitura, e que envolve apresentações teatrais, contação de histórias, entre outras”, explicou.
Márcia citou que o hábito da leitura é incentivado em todo o ano letivo, mas é na Semana da Leitura que as escolas conseguem envolver de maneira mais efetiva as famílias das crianças. “A maioria dessas unidades fará eventos aberto à comunidade, onde pais e responsáveis são convidados a participar, então haverá uma interação maior. E é algo que envolve a equipe docente, alunos, pais e responsáveis, sempre focando em mostrar aos pais e alunos a importância da leitura. Trata-se de uma semana que nos enriquece, e também mostra como é feito, dentro das escolas, esse trabalho de fomento à leitura”, destacou.
Atualmente, 177 professores da rede municipal participam do projeto “Palavras Andantes”. A coordenadora informou que os encontros são mensais, e neles há partilha de experiências, histórias, estilos de contação, e até mesmo encontro com autores de livros infantis. “É uma formação muito rica, realizada no espaço cedido pelo SESC. Além dos escritores, já tivemos a presença da Patrícia de Sá, que faz um trabalho muito legal com bonecos, e outras pessoas, de modalidades diferentes, trabalham com histórias, fazem e realizam a parte artística da cidade”, detalhou.
O “Palavras Andantes” também atua com orientações para organização dos acervos das escolas, em parceria com a Diretoria de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura. “Temos uma rede de parceriasmuito grande. Para que a leitura chegue às crianças, o projeto está estruturado com contação de historias, formação dos professores e organização pedagógica do acervo. Também inclui toda a estruturação da biblioteca, por isso os participantes são professores que ficam nas bibliotecas”, afirmou Márcia.
No ano de 2008, este projeto foi agraciado pelo Prêmio Vivaleitura, do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação. “A estrutura desse projeto é algo único, que só vi em Londrina, mesmo conhecendo diversos municípios. Quando foi sancionada a lei federal 12.244, em 2010, determinando que toda escola deve ter uma biblioteca, o projeto já existia há seis anos, o que reforça que somos pioneiros na rede municipal. E temos recebido convites para comparecer em muitos eventos, inclusive em outras cidades, apresentando e compartilhando essa experiência”, comemorou a coordenadora.
Programação – Na Escola Municipal Suely Ideriha, que fica na Rua Araras, 135, Jardim Aeroporto, cerca de 245 alunos irão apresentar atividades e trabalhos que foram desenvolvidos durante todo o ano letivo. A Semana da Leitura homenageia, neste ano, a premiada autora brasileira Ruth Rocha, que possui mais de 130 títulos publicados para o público infanto-juvenil.
A diretora Ellen Karine de Souza Fatel afirmou que cada turma selecionou a obra da autora que teve mais afinidade, ou a professora escolheu o livro que os alunos poderiam se identificar mais. A escola conta com turmas do P5 ao 5º ano. “Na Semana Literária Ruth Rocha, todas as turmas trabalharam pelo menos um livro dessa autora, e os demais professores vão utilizar outros livros dela também, bem como de outros autores. E a capa dos livros escolhidos foi utilizada para personalizar a porta das salas de aula, e durante a Semana cada turma vai apresentar aquilo que desenvolveu aos seus colegas, nos períodos da manhã e tarde”, contou.
Ellen destacou, dentre as ações em prol da leitura que os alunos efetuaram, a doação de roupas e brinquedos para a Casa do Caminho, atividade da turma de 2º ano que estudou o livro “A Árvore do Beto”. “Tivemos também um teatro musical, que foi apresentado inclusive no Londrina Mais, em agosto. Então essa programação é uma culminância do que os professores trabalharam no decorrer do ano. E foi muito legal ver que todos abraçaram a causa, tivemos turmas que escreveram, em cartas, os sentimentos que o livro despertou em cada um, é algo muito bacana. Já estamos inclusive planejando o autor que iremos abordar no ano que vem”, adiantou.
Educação Infantil – Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) também terão a Semana da Leitura para os pequenos. A professora Loren Machado, que atua no CMEI Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro, explicou que além das contações de histórias os professores farão apresentações de teatro para os alunos. A programação contempla ainda oficinas de fantoche e de dobradura, feira de livros, e um espaço de leitura voltado aos pais e responsáveis. No encerramento de sexta-feira (5), haverá uma festa e a história tema será “Lúcia Já Vou Indo”, deMaria Heloísa Penteado.
O CMEI fica na Rua Soiti Tarumã, 800, Jardim Sabará. Ali, são atendidos 205 alunos, com idade de zero a cinco anos. “Incentivar o hábito da leitura é algo que realizamos em todo o ano. As crianças participam de contação de histórias dentro da sala de aula, diariamente, e em duas vezes na semana também no espaço da biblioteca”, disse Loren.
Segundo a professora, os docentes do CMEI Laura Vergínia de Carvalho Ribeiro também passam por atividades de formação na área. “A nossa última pratica pedagógica, que ocorreu na sexta-feira (28), teve a presença de uma professora da UEL, justamente para conversar com os professores sobre a importância da literatura na Educação Infantil e como fazer essa abordagem. Constantemente pesquisamos textos e artigos sobre esse tema, sempre buscando proporcionar um trabalho de qualidade para as crianças”, comentou.
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