Prefeitura disponibiliza nova atualização do Perfil de Londrina 2018
Estimativas da população do município de Londrina, de 2002 a 2018, estão entre os dados disponibilizados para consulta
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) disponibilizou, na última quarta-feira (3), a mais recente atualização da base de dados da seção Perfil de Londrina 2018 – ano base 2017. A cada quinze dias são publicados novos dados, que incluem uma série de informações sobre Londrina. A finalização do material ocorrerá em dezembro.
O trabalho pode ser acompanhado no endereço https://bit.ly/2EDOrqG, onde a população também pode acessar o conteúdo integral dos anos anteriores. O Perfil de Londrina oferece fundamentos numéricos para que o leitor possa aprofundar seus conhecimentos e analisar o comportamento socioeconômico e ambiental da cidade, que é o principal vetor de desenvolvimento do Norte do Paraná.
Na última atualização, foram disponibilizados dados como: Estimativas da População do Município de Londrina – 2002 a 2018; Evolução do Número de Atendimentos nos Centros de Educação Infantil – 2004 a 2017; Transporte Ferroviário: Evolução do carregamento no município de Londrina – 2012 a 2017; Evolução da Pavimentação em Londrina – 2000 a 2017; Evolução do Recapeamento em Londrina 2010 a 2017; Cinemas, Teatros, Museus e Bibliotecas do Município.
Também há informações sobre: Produção Agrícola Municipal – Cereais, Leguminosas e Oleaginosas; Produção Agrícola do Município de Londrina – Safra 2016; Efetivo da Pecuária do Município de Londrina – 2017; Evolução das Unidades Básicas no Município de Londrina 2003 a 2017; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), observado na Rede Municipal e Estadual de Londrina e no Estado do Paraná – 2015 e 2017; Número de Instituições Financeiras, Agências e Postos de Atendimento em Londrina – 2017, entre outros dados.
Segundo o coordenador de dados socioeconômicos da Diretoria de Planejamento da SMPOT, Alexander Korgut, o Perfil de Londrina possibilita à sociedade em geral e aos acadêmicos, informações que permitem traçar um panorama da situação da cidade no momento retratado. “Lembrando que os dados que já foram atualizados neste ano só voltam a receber nova atualização na elaboração do próximo Perfil no ano que vem”, explicou.
Sobre o documento – Os indicadores do Perfil são compilados de acordo com os levantamentos feitos junto aos diversos órgãos oficiais e são agrupados em cinco grandes áreas: infraestrutura, características demográficas e sociais da população, economia, indicadores e mapas. Há também uma sessão de referência, onde é possível consultar as fontes utilizadas durante este processo.
Além dos dados compilados pelas secretarias e órgãos da Prefeitura, para a construção do Perfil também são utilizadas fontes oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Secretaria do Tesouro Nacional, entre outras.