Cidade

Simpósio discute inovação em saúde nesta quarta-feira (24)

II Simpósio Inova Saúde vai debater avanços e tendências da ciência, tecnologia e inovação em saúde

 

Será realizado nesta quarta-feira (24) o II Simpósio Inova Saúde, evento que vai reunir grandes nomes para discutir avanços e tendências da ciência, tecnologia e inovação em saúde. A programação acontece das 8h às 17h, no espaço de eventos do Aurora Shopping, localizado na avenida Ayrton Senna, 400. Interessados em participar podem se inscrever gratuitamente pelo site www.iscal.com.br.

Organizado pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Irmandade da Santa Casa de Londrina (Iepi/Iscal), o Simpósio conta com apoio da Prefeitura de Londrina por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel). O evento vai oferecer palestras e apresentação de trabalhos direcionadas a profissionais, professores, estudantes e pessoas interessadas nas áreas de saúde, ciência e tecnologia.

A abertura do II Simpósio Inova Saúde acontece às 8h30, seguida de uma palestra sobre “Avanços em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde: perspectivas e desafios”, ministrada por Karlos Chalegre, membro do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Durante a conversa, será apresentado um panorama sobre a questão a fim de pensar em possibilidades de inovação que auxiliem na área.

Com o objetivo de tratar as perspectivas para o empreendedorismo e iniciativas que consolidem o estado como polo de inovação e tecnologia em saúde, o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e representante da comunidade tecnológica do Paraná da Fundação Araucária, Julio Felix, vai falar, às 10h30, sobre “Empreendedorismo tecnológico inovador em saúde: perspectivas no Paraná”.

Segundo o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Eduardo Ribeiro Bueno Netto, o evento fomenta o ecossistema de inovação do Município. “O setor de saúde é um dos propulsores do desenvolvimento da inovação na cidade, de acordo com o estudo da Fundação Certi. Discussões relevantes como esta devem ser fomentadas por todas as áreas”, afirmou.

A partir das 11h, um momento será destinado a apresentação de trabalhos científicos sobre os temas em questão. As atividades retomam às 14h, quando o diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Miguel Cedraz Nery, fala sobre aparatos tecnológicos na indústria da saúde em uma palestra denominada “Tecnologias relevantes para a competitividade da indústria da saúde no Brasil”.

Encerrando as atividades, às 15h30, a “Internet das coisas – Pesquisa e inovação em saúde no Brasil” é tema de um bate-papo com Fabrício Campolina, do Comitê Saúde 4.0 da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed) abordando o uso dessa ferramenta e sua importância para a pesquisa nacional.

De acordo com o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, a expectativa é que um grande número de pessoas componham as discussões. “Quanto mais pessoas falarem de inovação e desenvolvimento na cidade, melhor, ainda mais com pessoas de entidades expressivas, como a ABDI, Abimed e Tecpar. Eventos como esse mostram a relevância de Londrina nas discussões da inovação”, disse.

Durante o simpósio, os participantes poderão interagir, apresentando suas ideias inovadoras nos “cafés insight” momentos em que serão propostas iniciativas de empreendimentos. As ideias com potencial de aplicação na saúde receberão incentivo posterior para desenvolvimento.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos