Cidadão

Câncer de Mama é tema de palestra no Iate Clube

Intenção é conversar com as mulheres sobre os fatores de risco, medidas de prevenção, sintomas diversos e as maneiras de detecção precoce

 

palestra.iate.DPNesta quarta-feira (24), às 15h30, a enfermeira da Unidade Básica de Saúde do Guanabara e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf 1), Lucimar Vieira Tokano Welter, vai até o Iate Clube de Londrina conversar com 25 mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama. O encontro tem duração de, aproximadamente, 1h30 e será realizado no próprio local, que fica na Avenida Higienópolis, 2.135.

O objetivo é falar com as mulheres que trabalham no Iate Clube sobre uma das doenças que mais acometem as brasileiras, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). De acordo com o instituto, para este ano, há uma estimativa de surgimento de quase 60 mil novos casos de câncer de mama. Somente em Londrina, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, em 2018, já foram notificadas 46 mortes devido à doença. Em 2017, foram registradas outras 53.

Assim, para trabalhar em cima da prevenção, a enfermeira apresentará às participantes os principais fatores de risco, como a idade, histórico reprodutivo e fatores endócrinos, comportamentais, ambientais e genéticos/hereditários. Também será abordada a importância de uma alimentação saudável e da prática de atividades físicas, visto que, segundo o INCA, estima-se que estas duas medidas consigam reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama, por isso, fala-se da importância do controle do peso, a fim de afastar a obesidade, e de se evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Além disso, durante a palestra, as mulheres aprenderão mais sobre os sintomas mais comuns da doença e as formas de detecção e tratamento. “Nossa intenção é compartilhar o conhecimento sobre o câncer de mama, para conscientizar as mulheres, de que mesmo com a correria do dia a dia, elas devem procurar os serviços de saúde para realizar os exames preventivos e devem fazer o autoexame das mamas com frequência”, explicou a enfermeira.

A ação faz parte das atividades da Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A campanha surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, e atualmente é disseminada pelo mundo inteiro, com empresas públicas e privadas, sociedade civil e entidades diversas utilizando-se do laço cor-de-rosa e, por vezes, de uma iluminação na mesma cor.

A recomendação atual é que as mulheres de todas as idades realizem o autoexame das mamas diariamente, e aquelas acima de 50 anos façam a mamografia, em um intervalo de 2 anos entre um exame e outro.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos