Cidade

Projeto da ABDI aumenta produtividade de empresas em Londrina (PR)

Inciativa para aprimorar Manufatura Enxuta fez indústrias terem ganho de 28% nas linhas de produção

 

A partir das 8 horas,  desta quinta-feira(25), será realizado o Workshop de Encerramento do Projeto Lean ABDI/FNQ. Será no Sebrae, na Avenida Santos Dumont, 1.335, no Aeroporto. Londrina foi uma das três cidades no Brasil que recebeu o projeto de Manufatura Enxuta (Lean Manufacturing), assim como Cacoal (RO) e Sorriso (MT).

As empresas de Londrina (PR) que adotaram o projeto de manufatura enxuta aplicado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial(ABDI) tiveram um ganho de produtividade de 28%. A iniciativa na cidade paranaense envolveu nove indústrias de setores variados como de cosméticos, farmacêutico, médico, mobiliário, dentre outros. A média de produtividade das práticas Lean antes do apoio técnico da ABDI era de 1,88 e saltou para 2,41 após a experiência nestas empresas de Londrina.  

Para o coordenador de Adensamento Produtivo da Agência, Roberto Pedreira, a iniciativa pode gerar impactos no município como um todo. “O projeto pretendia o aumento da produtividade, fato alcançado. Mas além disso, ele torna as indústrias mais competitivas, aumentando a potencialidade da região e a empregabilidade”, aponta.                                       

O projeto foi realizado entre o fim de 2017 e o início deste ano. As empresas participantes foram selecionadas pela Rede Nacional de Produtividade e Inovação (Renapi), braço da ABDI responsável por promover inovação no interior do país.  “Os consultores ajudavam as empresas a identificar os gargalos na produção e apontavam possíveis soluções. As mudanças, normalmente, passam por alguma alteração no layout da empresa ou forma de organização. Pode ser algo simples, como a melhor identificação das ferramentas”, relata Pedreira.

O evento é realizado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Fundação Nacional de Qualidade, Renapi e ABDI, com apoio do Sebrae.

Programação:

8 às 8h15 – café
8h15 às 8h30- abertura
8h30 às 11h- revisão do programa, apresentação dos resultados, lições aprendidas e compartilhamento
11h às 12h30- almoço livre
12h30 às 15h- revisão material LEAN, perguntas e respostas, Kaizen-A3-PDCA, Boas Práticas LEAN
15h às 15h15- coffee break
15h15 às 17h45 – apresentações  finais dos projetos pelas empresas, próximos passos e encerramento.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos