Destaques

Londrina recebe representantes das cidades do 7º Parajaps

parajaps.DP

A cidade sediará os Jogos Abertos Paradesportivos do PR em novembro; competição terá disputas em 15 modalidades reunindo 1.337 paratletas

 

Foi realizada nesta terça-feira (30), na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a atividade de Sessão Preliminar do 7º Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (Parajaps), evento que a cidade sediará em novembro. A abertura será no dia 14 e as disputas irão ocorrer de 15 a 18 do próximo mês. Representantes de delegações dos 44 municípios que participam da competição neste ano estiveram presentes na reunião. Houve solenidade e sorteio dos grupos e chaves, além do direcionamento referente aos locais que receberão os jogos das 15 modalidades em disputa.

As orientações técnicas também deram um panorama sobre cada esporte, suas regras e características. Foram registrados 1.337 atletas para a próxima edição, que deve reunir, em Londrina, aproximadamente 2 mil pessoas. A delegação local é composta por 94 integrantes ao todo, sendo 60 atletas no masculino e feminino que disputarão nove modalidades.

Segundo o presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Fernando Madureira, a Prefeitura fez uma grande mobilização para poder receber o 7º Parajaps, uma vez que Apucarana, que era a cidade-sede confirmada, acabou desistindo de realizar o evento. “Durante a sessão de hoje, a equipe da Secretaria de Esporte e do Turismo do Paraná agradeceu pelo empenho que Londrina demonstrou em ‘abraçar’ o evento. Para a cidade será ótimo ter a vinda de tantos visitantes, entre paratletas, técnicos e árbitros. O evento é muito importante e não poderia ficar sem sede, e nosso objetivo é motivar cada vez mais os paratletas e a divulgação de todas as modalidades que trazem ao público grandes disputas”, destacou.

Ainda de acordo com Madureira, algumas das modalidades disputadas pelos londrinenses recebem patrocínio da FEL por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE), como a Paracanoagem, o Goalball, o Parabadminton e o Parataekwondo. O paratleta da canoagem, Igor Tofalini, foi destaque recente conquistando o Campeonato Mundial de Paracanoagem 2018. O título veio no torneio disputado em Portugal, nos dias 27 e 28 de agosto. Ele também ganhou o Campeonato Brasileiro de Paracanoagem em 2018 e, no ano passado, foi campeão do Panamericano.

A realização do 7º Parajaps é do Governo do Paraná, pela Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, junto com as prefeituras municipais e entidades esportivas, incluindo a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

Modalidades – A competição reúne disputas coletivas e individuais envolvendo atletas com deficiência física, visual e intelectual. As modalidades são basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de Mesa, vôlei sentado e xadrez.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos