Destaques

Prefeitura inicia obras de pavimentação poliédrica em Guairacá

Prefeitura inicia obras de pavimentação poliédrica em Guairacá

Benfeitoria contempla um trecho de 6,88 quilômetros e trará desenvolvimento para a comunidade

IMG 1284O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Fujita, assinaram, na manhã desta segunda-feira (19), a ordem de serviço para o início das obras de pavimentação poliédrica do trecho da Estrada de Guairacá, zona rural de Londrina. As obras iniciam ainda nesta segunda-feira e devem ser finalizadas em 10 meses.

As melhorias na estrada Guairacá, que tem o total de 16 quilômetros de extensão, contemplam um trecho de 6,88 quilômetros. O serviço iniciará a partir da ponte do Ribeirão Taquara, na Rodovia Gustavo Avelino Correia, no distrito de Paiquerê em direção a Guairacá, terminando nas proximidades do Patrimônio. As obras conectam-se com um trecho existente de 1,12 quilômetros de pavimentação poliédrica. No local também já existe um segmento que se encontra revestido com asfalto, num total de 8 quilômetros, que inicia no final da Rua Victório Libardi, no Distrito de Paiquerê até a ponte do Rio Taquara.

O prefeito Marcelo Belinati destacou que esta é uma obra de grande alcance social e de extrema importância para a população da zona rural, que há muitos anos vinha sendo reivindicada. “É uma obra que estava praticamente perdida. No final do ano passado corremos atrás do governo do Estado para renovar o convênio e tivemos sucesso, conseguimos garantir os recursos da contrapartida da Prefeitura e hoje estamos aqui. A população de Guairacá sofreu muito em épocas de chuva, pois se a pessoa adoecesse só conseguia se deslocar de helicóptero, o ônibus escolar atolava, quebrava e as crianças ficavam ser ir para a escola e agora começa uma nova fase para a comunidade”, disse.

Guairacá 3Segundo o secretário Fujita, a pavimentação poliédrica tem o objetivo de melhorar o escoamento da safra agrícola, o acesso dos moradores locais aos centros de comércio, o trabalho dos profissionais do Programa Saúde da Família e a otimização do transporte de estudantes às escolas de Paiquerê e de Londrina. “As obras proporcionarão um maior desenvolvimento ao Patrimônio”, enfatizou.

A comunidade de Guairacá é composta, basicamente, por pequenos produtores, abrangendo em torno de 3 mil habitantes. Além dos benefícios diretos ocasionados pela implantação da obra, há outros adicionais, como o aumento da segurança e conforto ao tráfego, evolução para os problemas socioeconômicos, fazendo com que todos os usuários e moradores das comunidades rurais tenham acesso permanente a serviços indispensáveis, como os de educação complementar e médico-hospitalares.

Uma das lideranças comunitárias e vice-presidente da Associação de Moradores de Guairacá, Andressa Moraes, enfatizou que além de proporcionar desenvolvimento rural, a benfeitoria trará dignidade aos moradores. “Poderemos ter médicos mais vezes por semana, o comércio local poderá se desenvolver, pois há pessoas que têm interesse em abrir mercado e padaria aqui, a economia local poderá melhorar e os jovens terão a oportunidade de ficar aqui, pois a maioria deles não quer sair do distrito”, contou.

Guairacá 4A obra custará R$ 2.671.201,29 e a empresa responsável pelo serviço, vencedora do processo licitatório, é a Construtora J Gabriel LTDA. A pavimentação será realizada por meio de convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), que investirá cerca de R$ 1,5 milhão. O restante do valor será de contrapartida municipal.

Também estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito João Mendonça; os vereadores Ailton Nantes, Jamil Janene, Estevão da Zona Sul e Péricles Deliberador; o chefe regional do Núcleo Regional de Londrina da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, Antonio Carlos Barreto; o presidente da Associação de Moradores de Guairacá, Osvaldo Pires Ribeiro, acompanhado de outros integrantes da Associação; o pastor Cláudio; os alunos da Escola Municipal Vitório Libardi, acompanhados por suas professoras; o representante de Construtora J Gabriel, Tiago Iasbeck; o secretariado municipal e a comunidade local.

 

Fotos: N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos