CMEI Valéria Veronesi promove mostra de trabalhos sobre cultura afro
Evento vai expor criações dos alunos do berçário ao P5 voltadas ao tema
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi realiza no próximo sábado (24), a IV Mostra de Trabalhos Sobre a Cultura Africana, evento que vai expor o trabalho produzido pelos alunos ao longo de todo o ano voltado ao tema. A festa, que acontece das 9h às 12h, é aberta a toda a comunidade. O endereço é rua Benjamin Constant, 800, Centro.
Na ocasião, estarão expostas na unidade escolar uma série de obras de arte produzidas pelos alunos do berçário ao P5. As criações incluem desenhos, releituras, poemas, entre outras produções textuais e artísticas voltadas à memória e valorização da cultura afro, uma das raízes brasileiras. A exposição é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano sobre o tema na instituição, tanto em sala de aula quanto em atividades culturais com os professores.
De acordo com a gestora auxiliar de direção, Nilda Alves de Oliveira, o objetivo da mostra é levar adiante as tradições africanas, valorizar a cultura junto a crianças e aproximar os pais e comunidade do trabalho feito na instituição. “Além da valorização da cultura, o conhecimento sobre a história dos povos promove a humanização nos alunos e ensina o respeito às diversas etnias. Sabemos que as crianças reproduzem em casa o que aprendem na escola, portanto a mostra é uma oportunidade de estreitar os laços com os responsáveis para que a família entenda como o trabalho tem sido desenvolvido e participe conosco”, disse.
Ao longo da manhã, serão oferecidas oficinas, contação de histórias, danças e quitutes típicos. Os presentes poderão participar de oficinas como as de estética capilar afro, xilogravura, mandala, pintura de urucum, e de contação de histórias como a das Bonecas Abayomis e a “Quero Colo!”, que apresenta a relação entre pais e filhos com ênfase no aconchego, na proteção, no cuidado e no afeto em povos de culturas diferentes.
Em seguida, acontece uma aula de “sling”, acessório de pano que suporta crianças ao corpo de um cuidador. Já as comidas incluem pratos típicos para degustação como uma salada de frutas de origem africana, além de tapiocas de diversos sabores que serão vendidas durante toda a manhã.
Foto: Divulgação