Assistência Social realiza curso para funcionários dos CRAS - Blog Londrina
Cidadão

Assistência Social realiza curso para funcionários dos CRAS

Londrina conta com 10 unidades de CRAS, espalhadas por todas as regiões da cidade; Elas são a porta de entrada para o atendimento realizado na Assistência Social

Londrina conta com 10 unidades de CRAS, espalhadas por todas as regiões da cidade; elas são a porta de entrada para o atendimento realizado na Assistência Social

Nesta sexta-feira (23), das 8h30 às 14h30, os profissionais que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) vão participar de uma capacitação, que acontecerá no auditório da Unicesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450, no Jardim Fraternidade.

Participarão da atividade mais de 135 profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), entre eles estarão 49 assistentes sociais, 15 psicológicos, 19 técnicos em gestão, 19 técnicos que atendem no cadastro único e 11 motoristas, além de diretores, gerentes, gestores e estagiários de serviço social, secretariado e administração. O credenciamento dos interessados será feito das 8h às 8h30, no local do evento.

A abertura oficial está prevista para as 8h30 e contará com a presença da secretária municipal de Assistência Social, Maria Inês Galvão de Mello. O objetivo do evento é promover uma aproximação entre as equipes que atuam nos CRAS de Londrina, para que juntos os profissionais reflitam sobre o cotidiano do trabalho, apontem os avanços que obtiveram na área e os desafios que precisam ser sanados.

As sugestões e apontamentos, que forem retirados desse encontro, serão utilizados para a promoção de cursos de qualificações profissionais que serão ministrados em 2019. De acordo com a gerente de Gestão de CRAS, Maria Inês Louro, a ideia desse encontro surgiu após o recebimento de demandas advindas dos próprios servidores que atuam na área. Assim, escutando seus pedidos e trocando informações entre os profissionais que atendem ao público da Assistência Social será possível trabalhar o aprimoramento e a gestão de pessoas. “Nossa expectativa é trazer uma reflexão sobre o fazer profissional e a postura do servidor público no atendimento à população. Abordaremos a importância do trabalho do servidor, como uma forma de valorizarmos o servidor”, disse.

Durante o encontro entre as equipes dos CRAS, haverá apresentação do organograma da Secretaria Municipal de Assistência Social e de seu histórico, com a assistente social e diretora de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social, Amanda Boza; terá também uma explanação do professor da Unopar e especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico, João Coelho, sobre a Gestão Pública e a valorização do trabalho do servidor.

Em seguida, os servidores poderão participar de coffee break. Na sequência, a assistente social da SMAS e doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Mileni Secom, fará uma apresentação sobre quem é o público-alvo da Assistência Social.

Londrina conta atualmente com 10 CRAS espalhados por todas as regiões da cidade. Neles quase 65 mil famílias são atendidas. Ali elas encontram diversos serviços e uma estrutura física para atendimento de proteção social básica, ou seja, eles são a porta de entrada para os serviços e atendimentos à população feitos por meio da Assistência Social. Através de estudos e pesquisas sobre o território, eles promovem a organização a articulação necessárias para as unidades da rede socioassistencial e outras políticas públicas, por isso são considerados centros de referência.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal