Cidadão

Escola Bartolomeu de Gusmão promove exposição de trabalhos

Mostra vai reunir produção dos alunos ao longo do ano voltada a temas como as culturas africana e indígena

Para expor às famílias e à comunidade os trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano, a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão realiza no próximo sábado (1) um evento com a exposição das produções. Na ocasião, também serão realizadas apresentações culturais pelos estudantes. Será das 9h às 11h na sede da unidade escolar, localizada na rua São João, 1.863, bairro Cervejaria.

mostra.cultural.bartolomeu.DPAs criações são fruto do trabalho pedagógico, desenvolvido com os alunos durante os quatro bimestres de estudos, que abordou temas como as raízes da cultura brasileira e a vida na terceira idade, utilizando o conhecimento como arma de combate ao preconceito e promoção do respeito. Elas englobam também as produções desenvolvidas junto ao Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), iniciativa do Sebrae em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Os trabalhos foram feitos por todas as turmas da unidade escolar, do p5 ao quinto ano, totalizando 173 alunos envolvidos. São desenhos, fotografias, releituras, objetos e produtos artesanais que versam sobre as tradições africana e indígena, e também sobre os idosos, valorizando as diferenças humanas e levando adiante culturas brasileiras.

Segundo a diretora da unidade, Rosângela Valentim, o trabalho tem como foco a promoção do respeito e valorização das raízes brasileiras. “Nossa proposta é mostrar aos alunos a contribuição das culturas que formam a cultura brasileira, saber a raízes na nossa tradição, além de mostrar toda a violência que os povos indígenas e africanos foram submetidos. Queremos que eles aprendam a respeitar e valorizar também os idosos, pessoas com tanto conhecimento que muitas vezes são vítimas da falta de empatia”, explicou.

mostra.cultural.bartolomeu.D2Há também produções feitas junto ao Jepp que serão comercializadas no evento. Tratam-se de temperos, aromatizadores de ambientes, sabonetes líquidos, mudas de plantas, que foram produzidos a partir de materiais e produtos reutilizados, abordando a responsabilidade ambiental e possibilidades de reciclagem.

A exposição vai incluir também produções sobre o conteúdo comum desenvolvido nas salas de aula, voltados às disciplinas de matemática, ciências e geografia, como robôs geométricos, mapas, pirâmides alimentares, entre outros. Na biblioteca, estará disponível uma tenda interativa que vai permitir aos visitantes, por meio de recursos como smartphones e óculos 3d, explorar a fauna e a flora africana.

Serão realizados ainda um teatro sobre o episódio do casamento de Emília com o Marquês de Rabicó, obra do autor brasileiro Monteiro Lobato. Os alunos do p5 farão a apresentação de uma música indígena, enquanto outras turmas realizarão brincadeiras tradicionais do continente africano.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos