Destaques

Conselheiro da embaixada da China faz palestra sobre ciência e tecnologia em Londrina

chines.sebrae.VP

Evento contou com apoio da Prefeitura de Londrina; foram abordados temas voltados ao desenvolvimento do setor de inovação

chines.sebrae.V2O conselheiro de Ciência e Tecnologia da embaixada da China no Brasil, Changlin Gao, realizou uma palestra na tarde desta quinta-feira (29), em Londrina, abordando o tema “O desenvolvimento da Ciência e Tecnologia na China”. O evento foi sediado no Sebrae e reuniu representantes do poder público municipal, membros de órgãos locais e empresários, pesquisadores e interessados no assunto. A ideia foi mostrar um panorama sobre o desenvolvimento voltado à área de pesquisa e inovação tecnológica no país asiático, além de indicar possíveis oportunidades que podem ser exploradas em território brasileiro e em Londrina.

A iniciativa foi articulada pelo deputado federal Alex Canziani e a deputada federal eleita Luísa Canziani, que fizeram o convite ao conselheiro chinês. Apoiaram o encontro a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), o Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e APL da Tecnologia da Informação de Londrina.

chines.sebrae.V3A partir do tema central, Changlin Gao apresentou informações referentes à inovação em ciência e tecnologia, tratando do desenvolvimento, cooperação internacional e relação entre Brasil e China neste setor. Ele ressaltou o crescimento que o país teve nas últimas décadas, apontando que foram investidos pela China neste mercado cerca de R$260 bilhões de dólares em 2017, colocando o país no segundo lugar do mundo com relação a gastos para esta área, atrás apenas dos Estados Unidos.

Gao é mestre em Filosofia de Ciência e Tecnologia, pela Renmin University of China e diretor do Centro de Intercâmbio, Desenvolvimento e Serviços para Talentos de Ciência e Tecnologia da China, entre outras atividades e ofícios exercidos na área.

chines.sebrae.V4O conselheiro citou que a China ocupa a primeira posição no mundo em pesquisa na área de ciência em tecnologia proporcionalmente ao Produto Interno Bruto (PIB) do país. Com relação à infraestrutura e desenvolvimento deste setor na área pública, Gao mencionou que existem 3.700 instituições de pesquisa do governo no país, 2.500 instituições públicas de educação superior e 359 centros de pesquisa nacional em Engenharia e Tecnologia.

O assessor para assuntos estratégicos da Prefeitura de Londrina, Luiz Figueira de Mello, participou da abertura do evento representando o prefeito Marcelo Belinati. Segundo ele, é necessário que o Município trabalhe integradamente não apenas com as instituições da região, mas que possa alinhar parcerias com o exterior, traduzir conhecimentos externos e importar as estratégias bem-sucedidas que ajudem a alavancar o desenvolvimento econômico de Londrina.

chines.sebrae.V4“Em nível local, a Prefeitura já vem buscando fortalecer suas parcerias com instituições de ensino como a UEL, e articulando ações da área de ciência e tecnologia, mobilidade urbana, de desburocratização no serviço público para atração de indústrias e investidores, entre tantas outras. A Prefeitura quer se aproximar de parceiros importantes e a China, que vem investindo no Brasil, é um exemplo, criando novas possibilidades e caminhos”, comentou Figueira.

De acordo com o presidente da Codel, Bruno Ubiratan, órgãos voltados ao desenvolvimento de uma cidade devem estar sempre atentos às informações trazidas por representantes de outros países. “É importante aproveitar essas oportunidades para criar novas pontes e canais que intensifiquem o fomento ao desenvolvimento de inovação”, disse.

Para a deputada federal eleita, Luísa Canziani, o evento é uma forma de levar conhecimentos aos participantes e incentivar a reflexão sobre temas relacionados ao desenvolvimento para inovação tecnológica e científica. Ela lembrou ainda que Londrina possui relação de coirmandade firmada desde 1994 com a cidade de Zhenjiang, que fica na província de Jiangsu. “Estreitar laços com outras nações é uma forma de viabilizar contatos e oportunidades para Londrina”, afirmou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos