Comitê de Aleitamento realiza encontro na quarta-feira (12)
Participantes debaterão sobre o aleitamento materno de prematuros em âmbito nacional e internacional
Nesta quarta-feira (12), o Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) realiza, às 14h, um encontro para debater sobre a dissertação de Taynara Caetano Leme, enfermeira e mestranda do Departamento de Ciências da Saúde da UEL. O tema do momento científico será “Políticas e práticas da Iniciativa Hospital Amigo da Criança para unidades neonatais: uma visão nacional e internacional”. A reunião será no Centro Pastoral, localizado na Rua Dom Bosco, 145.
Durante o encontro, Taynara vai apresentar aos profissionais da saúde os dados de sua pesquisa desenvolvida em âmbito nacional, e que integra uma pesquisa internacional, sobre o diagnóstico de como estão as práticas de aleitamento materno em prematuros nas unidades neonatais. A pesquisa nacional envolveu as cinco regiões do país e 14 estados; o Brasil também colaborou com a pesquisa internacional realizada em 36 países, totalizando 917 unidades neonatais.
O desenvolvimento da pesquisa foi realizado por Taynara na Universidade Estadual de Londrina, com orientação da professora doutora Edilaine Giovaninni Rossetto. Essa é a primeira pesquisa que realizou um diagnóstico nacional das práticas de aleitamento em prematuros. O estudo foi guiado com base nas propostas da Expansão da Iniciativa Hospital Amigo da Criança para Unidades Neonatais (IHAC-Neo). O Canadá é um dos países referência em aleitamento materno e o Ministério da Saúde da província de Quebec, apoiou a pesquisa realizada internacionalmente.
A coordenadora do CALMA, Lilian Poli de Castro, explicou que o encontro é uma oportunidade para os integrantes do Comitê se interarem do assunto, com uma pesquisa nacional e internacional. “Esse trabalho, de grande importância, é ligado às práticas da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança e, com certeza, irá contribuir para o crescimento profissional dos integrantes da Calma”, salientou.
Sobre o CALMA – Atualmente, integram o Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina 22 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, tanto públicas, como privadas e filantrópicas, como maternidades municipal, filantrópicas e particulares, representantes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), universidades e profissionais autônomos. Também participam grupos de apoio ao aleitamento, Pastoral da Criança, Clínica de Especialidades Infantis/Bebê Clínica da Universidade Estadual de Londrina, entre outras.