Cidadão

Espetáculo “Transtornada Eu” leva debate sobre diversidade ao Canto do MARL

A peça, que aborda experiências de pessoas transexuais, terá duas apresentações gratuitas no espaço

Espetáculo.Marl.1.DivulgaçãoO Canto do MARL recebe na próxima semana duas apresentações do espetáculo “Transtornada Eu”. A proposta da peça, que conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), é contribuir com a ampliação do debate sobre temas como discriminação e diversidade. As apresentações serão na terça (18) e na quarta-feira (19), às 20h30, com entrada gratuita e classificação indicativa de 18 anos. O espaço fica na Avenida Duque de Caxias, 3.241.

A peça se desenvolve em um barracão, e convida o público a transitar e percorrer cenas dispostas em diferentes espaços do local. As cenas são fragmentos que interagem e criam narrativas não-lineares, representando histórias que dependem do ponto de vista de quem acompanha. O título “Transtornada Eu” é uma referência ao movimento de despatologização da transexualidade.

O trabalho é desenvolvido pela Cia Translúcidas de Teatro. Formado em 2016, o grupo surgiu com a proposta de construir uma prática teatral que abordasse experiências de pessoas transexuais, em diálogo com vivências de outros indivíduos LGBTs. A formação da companhia foi acompanhada de uma pesquisa de mestrado em psicologia realizada por Herbert Proença, que também é ator e produtor da peça. Ele contou com o apoio do Coletivo ElityTrans, grupo formado por travestis e transexuais de Londrina.

A circulação de “Transtornada Eu”, que tem apoio do Promic na linha de Projetos Independentes, prevê dez apresentações do espetáculo em cinco espaços culturais da cidade, dentro do circuito alternativo de teatro. A partir de fevereiro, a peça deve passar pelas vilas culturais Alma Brasil, Usina Cultural, Cemitério de Automóveis e Flapt!.

 

Foto: Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos