Programa de governança da Itaipu envolve servidores municipais de Londrina
Escola de Governo do Município firma parceria para formação continuada; curso é gratuito e terá polo em Londrina
Nesta terça-feira (18), às 8h30, a Escola de Governo da Prefeitura de Londrina participa do lançamento do Programa de Educação Continuada – Projeto Governança Municipal. Criado pela Itaipu Binacional, por meio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI-BR), o programa visa a qualificação dos servidores públicos municipais na área da governança. A solenidade de abertura será realizada no Auditório do SINCOVAL, que fica localizado na rua Ana Neri, 300.
Para o secretário municipal de Governo, Juarez Paulo Tridapalli, trata-se de um importante trabalho que vai beneficiar a administração municipal que passa a ter colaboradores ainda mais capacitados. “Esperamos contar com a participação efetiva de nossos servidores nessa iniciativa do Programa de Educação Continuada. A Escola de Governo vem fazendo um importante trabalho e essa parceria vem somar ao que já é feito”, frisou.
O curso é gratuito e composto por seis módulos de forma híbrida, com aulas presenciais e a distância. Nesta primeira etapa serão disponibilizados três módulos, com carga horária de 110 horas cada. A formação pode ser parcial e o servidor poderá cursar apenas o que tiver interesse, recebendo o certificado de acordo com a carga horária estabelecida.
No primeiro módulo será desenvolvido o tema de “Administração Pública Inovadora”. Já no segundo, o tema será “Compras e Licitações Públicas” e no terceiro “Marketing, Comunicação e Liderança”. No final de cada módulo, o aluno desenvolverá um projeto final em que, a partir da base teórica apresentada durante o curso, onde ele possa solucionar possíveis problemas do local onde atua.
As aulas são gratuitas e começarão em fevereiro. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e, em Londrina, já tem 480 inscritos. Para a realização do curso não é necessário ter ensino superior. De 399 municípios do Paraná, o Programa vai atingir 345 divididos em 10 regionais, sendo Londrina um desses polos. No total, serão disponibilizadas 8.500 vagas.
O coordenador de projetos, Jean Carlo de Paula, contou que, em avaliações de índices nacionais de governança, constatou-se que o Paraná tem um grande potencial de crescimento e o Programa com servidores públicos pretende contribuir para esse desenvolvimento. “Com o curso, o aluno vai entender o papel dele como servidor e fazer com que se sinta parte de seu município colaborando com o crescimento da cidade e do estado”, afirmou.
O Programa de Educação Continuada – Projeto Governança Municipal foi criado em resposta a demanda da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), o conta com o apoio da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR) e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná ( AMUNOP).