Destaques

Itaipu lança programa de governança em parceria com Escola de Governo do Município


Iniciativa vai contemplar mais de 500 servidores da Prefeitura de Londrina; curso começa em fevereiro e contará com polo na cidade

Foi lançado oficialmente, nesta terça-feira (18), o Programa de Educação Continuada – Projeto Governança Municipal, iniciativa que vai capacitar servidores da Prefeitura de Londrina e de outras cidades do Paraná com conteúdos voltados à gestão pública. Criado pela Itaipu Binacional, por meio da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI-BR), a formação vai atingir 345 municípios do Estado, divididos em 10 regionais, sendo Londrina um desses polos.

Estiveram presentes na cerimônia de abertura, realizada no auditório do Sincoval, o secretário municipal de Governo, Juarez Tridapalli; o assessor da diretoria geral da Itaipu, Gilmar Silva de Andrade; o presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), Luiz Nicácio, entre outros representantes de entidades que contribuíram para que o programa se tornasse realidade.

O curso contempla diversas áreas da gestão pública, tendo como prioridade a governança municipal, fruto de um diagnóstico realizado por amostragem pela coordenação do programa. A iniciativa foi formalizada pela Itaipu Binacional, por meio FPTI, em setembro deste ano, fruto de uma demanda apresentada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O projeto conta com apoio da Amepar e da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop).

Em Londrina, a Escola de Governo tem articulado as ações do curso junto à Polis Civitas, grupo educacional responsável pela aplicação da formação continuada. De acordo com a diretora da Escola de Governo, Andréa Carvalho Beluce, a iniciativa vai trazer muitas mudanças positivas, pois apresenta novas perspectivas para a governança municipal. “O programa só tem a contribuir com a nossa gestão, já que a desburocratização, a descentralização, a transparência são alguns dos focos. A Escola de Governo fará o acompanhamento direto do curso, garantindo que os conteúdos sejam vinculados às necessidades da Prefeitura de Londrina. Com isso, o servidor poderá atuar na gestão de forma mais prática e condizente com as necessidades da sociedade atual”, expôs.

A formação é gratuita, composta por seis módulos de forma híbrida, com aulas presenciais e a distância. Na primeira etapa, cuja aula inaugural acontece em 23 de fevereiro, serão disponibilizados três módulos, com carga horária de 110 horas cada. Os conteúdos podem ser selecionados de forma parcial e o servidor poderá cursar apenas o que tiver interesse, recebendo o certificado de acordo com a carga horária estabelecida.

Segundo o secretário municipal de Governo, Juarez Tridapalli, trata-se de um importante trabalho que vai beneficiar diretamente a administração municipal, que passa a ter colaboradores ainda mais capacitados. “O curso representa um marco para a gestão municipal no processo de formação dos servidores de Londrina e da região. É uma iniciativa extremamente importante, visto o conteúdo de alto nível, voltado aos principais problemas da gestão pública, o que vai contribuir diretamente na administração”, destacou o secretário.

No primeiro módulo será desenvolvido o tema de “Administração Pública Inovadora”. Já no segundo, o tema será “Compras e Licitações Públicas” e no terceiro “Marketing, Comunicação e Liderança”. No final de cada módulo, o aluno desenvolverá um projeto final em que, a partir da base teórica apresentada durante o curso, onde ele possa solucionar possíveis problemas do local onde atua.

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e, em Londrina, já são mais de 500 inscritos. Direcionado a servidores dos municípios de todo o Paraná, a formação não exige ensino superior. No total, serão disponibilizadas 8.500 vagas. Servidores interessados podem se inscrever pelo portal da Prefeitura, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O técnico em gestão pública Jurandir Souza Silva decidiu participar do curso, que segundo ele vai contribuir para o trabalho que desenvolve junto à Prefeitura. “É um curso muito bom, que apresenta um conteúdo atualizado, com temas bastante interessantes. Formações inovadoras contribuem para o trabalho que a gente desenvolve no dia a dia, portanto acredito que será bastante proveitoso”, disse.

Metodologia – O Programa de Educação Continuada – Projeto Governança Municipal propõe uma metodologia ativa, na qual o aluno terá um encontro por mês para cada um dos seis módulos que compõem o programa. A formação inclui projeto de pesquisa em grupos, relatórios de pesquisa, seminários, apresentações, participação em fóruns e provas online. Na plataforma digital, o aluno terá à disposição materiais didáticos, canais de debates e acesso à bibliografia.

Conforme o assessor da Itaipu Gilmar Silva de Andrade, a capacitação apresenta um conteúdo diversificado que engloba temas fundamentais à gestão municipal. “O programa se constitui de ações voltadas a diversas áreas atreladas ao setor público, no qual o modelo EAD vai facilitar a vida do servidor público. É um programa que contempla a administração municipal em todos os níveis, do prefeito até o técnico, sensibilizando as lideranças e capacitando os servidores”, destacou.

 

Foto: Vivian Honorato

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos