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Rede municipal de ensino encerra ano letivo nesta semana


Os 44 mil alunos entram em férias a partir de quinta (20) e os docentes, na sexta-feira (21); para 2019, está previsto aumento de matrículas e das vagas disponíveis

Cerca de 44 mil alunos que integram a rede municipal de ensino vão encerrar o ano letivo de 2018 nesta quinta-feira (20). As aulas do próximo ano começam em 4 de fevereiro, para os estudantes. Já os professores devem retomar os trabalhos com reuniões de prática pedagógica em 1º de fevereiro.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, contou que está encerrando este ano muito satisfeita e com grandes expectativas para 2019. A projeção da Secretaria Municipal de Educação (SME) é que, no próximo ano, sejam matriculados aproximadamente 45 mil estudantes.

Obras- Para melhor atender os alunos, um extenso cronograma de obras contempla a construção de novas unidades, bem como ampliação ou reforma das existentes. Ainda neste mês, deve ser entregue o novo prédio da Escola Municipal Joaquim Pereira Mendes, que atualmente está alocada no prédio do Colégio Estadual Vicente Rijo. As novas instalações irão atender 412 alunos, e estão localizadas na Rua Guilherme Farel n° 100, Jardim Colina Verde.

Outra obra importante, iniciada recentemente por meio de caucionamento firmado entre o Município e empresa privada, é a Escola Municipal do Distrito da Warta. A unidade, que deve ser finalizada em 12 meses após o início da construção, ficará situada na Rua Luiz Antônio Cupini. Ali, serão atendidas 552 crianças, distribuídas em onze salas.

Um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), na região leste, será finalizado em até 18 meses. Com 292 alunos, o CMEI terá 10 salas de aula. Além deste, outros cinco centros estão sendo construídos, por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância). Os CMEIs ficam no distrito de Lerroville, e nos bairros Belleville, Tarumã, José Bastos, Santa Cruz e, em breve, também no Jardim Santa Clara. Ao todo, a expectativa é atender mais 982 crianças na Educação Infantil, e a previsão é que as obras comecem a ser entregues em maio do próximo ano.

Outras 1.940 vagas foram obtidas mediante ampliação de escolas e CMEIs, também por caucionamento. Por meio da Coordenadoria de Manutenção Escolar da SME, duas novas salas foram entregues na Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano. Assim, 4.258 alunos serão contemplados, entre 2018 e 2019, com novas vagas, obtidas mediante a execução destas obras. Isso sem contar as atividades de melhorias e reformas, como pinturas de salas e quadras, manutenções, instalações, adequações e outros.

Formação continuada – Também neste ano, a SME ampliou o número de cursos online em seu projeto de formação, promovendo de modo inovador a capacitação dos professores. Devido à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi ofertado o curso “Construindo o currículo escolar: um diálogo mediado pelo estudo da BNCC”. Participaram 3.878 professores da rede municipal, além de professores e técnicos do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina e outros municípios.

No segundo semestre, outros dois módulos foram disponibilizados para os docentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Com os temas “Da teoria à prática na Educação Infantil: Os Campos de Experiências e a BNCC” e “Áreas do conhecimento e a BNCC”, os cursos atenderam 2.787 professores da rede municipal de ensino.

Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, além da formação online, a Educação ofertou cursos presenciais aos professores e gestores das unidades municipais e dos Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos, todos previstos em calendário de formação e desenvolvidos ao longo do ano. “A formação continuada, ao ser considerada um processo contínuo de construção de uma prática docente qualificada, se traduz em política importante assumida pela administração municipal como critério de valorização do docente”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação realizou também a 2ª Edição do Londrina Mais com a participação de 100 escolas.

Contraturno – Outra medida implantada neste ano, e que deve ser ampliada em 2019, foi o Projeto P4. Iniciado em setembro, o projeto atende em contraturno 30 crianças dos bairros Marabá, Monte Cristo e Santa Fé, matriculadas em turma de P4, e que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Os alunos selecionados são atendidos nas unidades escolares no período matutino, e participam do projeto no período da tarde, das 13 às 18 horas. Para a ação, a SME disponibiliza duas pedagogas, materiais pedagógicos e de expediente, e também fornece o almoço para as crianças, antes de saírem da unidade educacional. A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do recurso do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), fornece o lanche do período da tarde.

O projeto contempla atividades de desenvolvimento e aprendizagem, envolvendo experiências que contemplem os padrões relacionais, aspectos culturais, cognitivos, afetivos, sociais e históricos, que estejam inseridos nas interações e relações entre os diferentes segmentos da constituição humana. Com ótimos resultados, a expectativa da SME é levar o Projeto P4 a outras regiões do município, envolvendo mais crianças.

Reconhecimento – As escolas e CMEIs do Município realizaram em 2018 diversas ações extra-curriculares, por meio de projetos desenvolvidos em parcerias com várias entidades e empresas. Em vários concursos, concorrendo com outras unidades, cidades, escolas estaduais ou particulares, os alunos e docentes da rede municipal foram agraciados com prêmios, em reconhecimento às suas atuações.

Neste mês de dezembro, a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro conquistou o 3º lugar no prêmio “Pingo D’Água”, programa de educação ambiental realizado pelo Consórcio do Rio Tibagi (Copati). No concurso de charges “O que é Copa do Mundo?”, promovido pela Folha de Londrina e que contou com a participação de vários municípios, aluna e professora da Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro sagraram-se vencedoras.

O programa Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP), realizado pelo SEBRAE-PR, concedeu ao projeto “Parceiros do Bem”, desenvolvido na Escola Municipal Maestro Andrea Nuzzi, o prêmio de primeiro lugar entre 300 ações inscritas de todo o Paraná.

A revista produzida pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) deste ano teve como tema “A importância do círculo de construção de paz na escola”. E 19 escolas municipais participaram da publicação, com textos, desenhos e práticas pedagógicas.

O “Projeto Aedes aegypti: ler, falar e escrever para combater”, promovido pela SME, concedeu a três unidades escolares um passeio especial. A atividade recebeu 41 trabalhos de alunos de quartos e quintos anos, 40 dos alunos dos primeiros ao terceiros anos, outros 68 dos estudantes do P4, P5 e da educação infantil dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e dos filantrópicos (CEIs). E dentre cada uma dessas três categorias, uma escola foi sorteada: Maestro Roberto Pereira Panico, Professora Geni Ferreira e Suely Ideriha. A ação teve como objetivo estimular o combate ao mosquito transmissor da dengue, incentivando as crianças a praticarem medidas de prevenção.

Neste ano houve também a 6ª edição do concurso de Desenho 2018 “Saúde e Meio Ambiente, iniciativa da Unimed Londrina, e que é realizada em parceria com a SME. Participaram 3,2 mil alunos, de turmas do 3º ano, e os vinte trabalhos finalistas foram selecionados para uma exposição itinerante. E durante a Expo Japão 2018, foi realizado o concurso cultural “Japão que Inspira”, que teve entre os finalistas dez escolas municipais.

Foto: Arquivo

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