Cidadão

Marl procura por memórias da Ules para produção de livro e documentário

Chamado é para as pessoas que tiveram alguma relação com o local desde sua construção até o momento em que ele deixou de ser usado pela Ules


O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (Marl), está em busca de pessoas que vivenciaram memórias na antiga sede da União Londrinense dos Estudantes Secundaristas (Ules), hoje o Canto do Marl, sede do movimento. A procura é por pessoas que vivenciaram histórias no espaço enquanto era ocupado pelos estudantes e possam compartilhar suas vivências.

O chamado é para as pessoas que tiveram alguma relação com o local desde sua construção, no final da década de 1950, até o momento em que ele deixou de ser usado pela Ules, em meados dos anos 2000. A coleta dos dados visa a composição de um livro e um filme documentário, por meio do projeto Lugar de Vivências: preservação das memórias e histórias de um prédio habitado pela esperança estudantil e artística, realizado pelo movimento artístico desde 2016. A demanda é por pessoas que possam contar suas vivências em forma de depoimentos, que serão utilizados no documentário.

Sobre o projeto – O Lugar de Vivências está em fase de pesquisa documental em jornais e atas da Câmara Municipal de Londrina e coleta de depoimentos. O projeto é realizado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e patrocinado pela Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), desde novembro de 2018.

O Movimento dos Artistas de Rua de Londrina, através da Escola Popular de Fotografia e Cinema, realiza, desde 2016, um trabalho de valorização do patrimônio material e imaterial da cidade. Dentro do projeto já foi realizada uma montagem com exibições simultâneas de seis filmes sobre a memória de pessoas que tiveram contato com o prédio, quando era sede da Ules e quando foi ocupado pelo Marl, no final de 2016.

Em 2018, foi realizada uma oficina sobre memória voltada para docentes na sede do movimento. O prédio foi ocupado pelo Marl em 2016 e recentemente seu uso foi cedido ao movimento, por meio de lei municipal. O local fica na Avenida Duque de Caxias, 3.241, centro.

Foto: Arquivo

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos