Prefeitura publica nomeação de 21 médicos nesta quinta-feira (3)
Profissionais da saúde podem consultar o documento no Jornal Oficial do Município, no www.londrina.pr.gov.br
Nesta quinta-feira (3), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nomeia 21 médicos de três especialidades diferentes para trabalharem na rede municipal de saúde. O edital com a nomeação assinada pelo prefeito Marcelo Belinati estará disponível para consulta no Jornal Oficial do Município nº 3.690 e na página oficial do concurso, que pode ser acessada pelo site da Prefeitura, no www.londrina.pr.gov.br.
Ao todo, foram nomeados 21 médicos, sendo nove para o serviço de medicina em Saúde da Família (PSF), 10 para o trabalho de promoção de saúde pública no serviço de clínico-geral e duas pediatras. Os primeiros terão uma carga horária de 40 horas semanais e os demais, uma jornada de 20 horas por semana. Estes profissionais foram aprovados nos concursos públicos nº 014/2016 e nº 060/2015.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a expectativa é que eles comecem a atuar no serviço público municipal o mais breve possível, visto que com a nomeação eles podem começar a trabalhar imediatamente ou pedir uma prorrogação de prazo de 30 dias.
Esses médicos vêm complementar o quadro de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que atendem à população nos diversos equipamentos públicos da rede municipal, como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), na Maternidade Municipal, no Pronto Atendimento Infantil (PAI) e outros. Eles foram convocados no fim de 2018, após um anúncio feito pelo prefeito e pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
“Eles vão reforçar consideravelmente o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, de modo que a gente consiga dar um atendimento de qualidade ao usuário, em sua área de abrangência, evitando o deslocamento por situações simples às UPAs e outras unidades de Pronto Atendimento. Também fizemos a convocação de outros médicos para que a gente chegue ao número total autorizado.
Acreditamos que até fevereiro todas as 50 vagas sejam preenchidas. Essa é uma ação inédita na gestão municipal, que demonstra que a saúde é tratada como prioridade e todas as áreas e eixos estruturantes da saúde pública, de forma planejada, estão sendo fortemente atacadas para termos um sistema de saúde de qualidade na nossa cidade”, ressaltou Machado.
Após a convocação, os médicos se apresentaram na Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, localizada na Secretaria Municipal de Saúde e depois do prazo estipulado se direcionaram aos exames admissionais requeridos pelo setor de Medicina e Saúde Ocupacional do Município. Caso não tivessem se apresentado, eles teriam perdido a oportunidade de tomar posse no cargo público, sendo automaticamente desclassificados do concurso.
Outros médicos devem ser nomeados em breve, ajudando no atendimento diário de cerca de 8 mil procedimentos realizados na rede municipal de saúde de Londrina. De acordo com o secretário de Saúde, cerca de 80 a 90% dos casos de saúde que adentram à rede municipal são solucionados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Foto: Ilustrativa