Defesa Social divulga balanço das atividades em Londrina - Blog Londrina
Cidade

Defesa Social divulga balanço das atividades em Londrina

Central de emergência 153 da GM atendeu 18.535 chamadas no período


Defesa Social divulga balanço das atividades em Londrina A Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Guarda Municipal adotou a metodologia do “patrulhamento preventivo semifixo” como nova forma de trabalho em 2017. A mudança ocorreu a fim de melhorar e ampliar o atendimento das patrulhas a todos os cerca de 400 prédios públicos municipais que até então não tinham atendimento específico.

A Secretaria é responsável pelas atividades de segurança pública promovidas pela Guarda Municipal e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que trabalha diretamente nos casos de vendavais entre outros eventos desastrosos, em auxílio às pessoas necessitadas.

O aumento da sensação de segurança trouxe resultados positivos. À frente da secretaria há dois anos, Evaristo Kuceki, está satisfeito com o desempenho da instituição no período. “Nestes dois anos de gestão percebi que mesmo com certas dificuldades materiais e pessoais, a Guarda Municipal tem se mostrado imprescindível para a administração de nossa cidade. O aumento na atuação na patrulha Maria da Penha, serviço que está ligado diretamente ao trabalho social de uma prefeitura, é de grande relevância. Digo isso pois uma mulher que é agredida certamente vai usar os serviços médicos municipais, seus filhos terão dificuldades na escola. São problemas que o trabalho preventivo rápido e eficaz da GM, poupa para as Secretarias da Mulher, Saúde e da Educação”, explicou.

Balanço operacional – De acordo com informações do setor de planejamento da instituição até o final do mês de dezembro de 2018 foram registrados 3.506 boletins de ocorrências. Média mensal de 292. Especificamente nos prédios públicos municipais, foram 933 ocorrências. Autuações da lei seca somaram 302 registros. O total de pessoas detidas e encaminhadas à autoridade policial é de 493. Foram 96 veículos recuperados, sendo 76 carros e 21 motocicletas. A instituição cumpriu 470 ordens de serviço relacionadas a operações, participação em eventos promovidos pela comunidade.

Defesa Social divulga balanço das atividades em Londrina Trabalho em conjunto – A GM registrou aproximadamente 300 atendimentos em operações ou apoio aos órgãos da administração municipal e demais instituições de segurança. Para o secretário Evaristo Kuceki o trabalho conjunto fortalece a instituição. “As operações em conjunto com a CMTU, SEMA e Secretaria de Fazenda tem trazido segurança, tranquilidade e mais produtividade na atuação de seus fiscais. O trabalho junto com as forças de segurança do município, polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, tem colaborado na diminuição dos índices de criminalidade, o que torna nossa cidade mais segura para seus habitantes e atrativa para instalação de novas empresas”, exemplificou.

Central de emergência e monitoramento – A central monitora 24 horas por dia 124 câmeras fixas e 26 móveis, instaladas em próprios públicos municipais, ruas e avenidas de Londrina, em locais estratégicos. O atendimento das chamadas dos telefones de emergência 153 da Guarda Municipal, e 199 da Defesa Civil também é feito no local. Entre os meses de janeiro e dezembro de 2018 foram atendidas 18.535 chamadas.

O registro de patrulhamento preventivo e pontos base (PB), momento em que a viatura faz uma parada de 15 a 20 minutos no local, com foco nos próprios públicos municipais, o que contempla toda a extensão do município, inclusive a zona rural, somou 64.043 atendimentos.

Patrulha Maria da Penha – É um serviço personalizado e exclusivo que atende mulheres vítimas de violência em Londrina desde 2015. Em 2018 a central 153 da GM recebeu 362 chamados, o que resultou em 289 boletins de ocorrência. Os números representam atendimento às vítimas com e sem medida protetiva.

Defesa Social divulga balanço das atividades em Londrina Guarda Escolar – O grupo promoveu dezenas de ações sociais ao longo de 2018. Foram realizadas aproximadamente 100 palestras sobre combate ao bullying, combate às drogas, e cidadania em escolas municipais, estaduais e particulares.

O projeto “Guarda Municipal Mirim”, de responsabilidade da guarda escolar, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), foi implantado em 2014, e ao longo de todo ano letivo atende crianças de quarto e quinto ano da rede municipal de ensino com palestras sobre cidadania, prevenção contra drogas e contra o bullying e ordem unida. Em 2018 cerca de 180 crianças das escolas municipais Nair Auzi Cordeiro (zona norte), Leonor Maestri de Held (zona oeste) e Maria Shirley Barnabé Lyra (zona leste) participaram das atividades. Desde a criação o projeto já formou mais de 1.100 alunos.

Os membros do grupamento escolar participaram ativamente em discussões promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), inclusive da conferência municipal, no mês de novembro.

Defesa Civil – A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) é a responsável pelos atendimentos no âmbito do município. As ocorrências de queda de árvores e desobstrução de vias somaram cerca de 800 chamados. Óleo derramado em via, acidentes com produtos perigosos, alagamentos, destelhamento, entre outras somaram 628 atendimentos. Foram resgatados 487 animais silvestres a fim de fazer o encaminhamento aos órgãos competentes. As vistorias em residências e estabelecimentos somaram 102 solicitações. O atendimento preventivo na retirada de abelhas em escolas municipais, situações de risco iminente, somaram 25 atendimentos em 2018.

A COMPDEC é uma das instituições que integram o Plano de Ação Mútua (PAM), que tem por finalidade a atuação, de forma conjunta em situações de emergência nas instalações das instituições municipais e estaduais, e empresas de Londrina e região que integram o plano. Foram promovidas dezenas de palestras e treinamentos a fim de prevenir acidentes de trabalho.

Setor administrativo – A secretaria firmou convênio com o Conselho de Segurança da Região Sul (Conseg-Sul) para compra de 10 veículos que vão incorporar a frota da GM. Serão 9 destinadas ao setor operacional e 1 para serviços administrativos.

Viabilização e instalação de rádios comunicadores digitais para aprimorar o sistema de comunicação entre a central e os agentes. A vantagem do sistema digital em comparação com o analógico, usado até então, é que os dados transmitidos são 100% protegidos. A comunicação é mais rápida e eficaz. O sistema foi adquirido com recursos do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania e contempla de forma mútua as cidades de Londrina, Arapongas e Apucarana.

Avaliação positiva – Em outubro de 2017 a Guarda Municipal foi avaliada pela população londrinense, em pesquisa que quantificava o grau de satisfação dos contribuintes com os serviços públicos municipais, como a melhor prestadora de serviço da administração direta municipal. Em julho de 2018, mês de aniversário, a instituição recebeu o diploma de “Reconhecimento Público” da Câmara Municipal de Londrina. A honraria foi proposta pelo vereador Vilson Bittencourt (PSB) pelo destaque que a instituição obteve no ano de 2017, quando da efetivação na mudança da metodologia de trabalho.

Fotos: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
0Compartilhamentos
Ir para o Portal