Cidade

Cultura, Assistência Social, Mulher, Idoso e Obras foram temas da 3ª audiência do PPA

Encontro realizado on-line contou com a participação de secretários e representantes das pastas, que apresentaram a atuação dos órgãos e responderam aos questionamentos da população

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), realizou a terceira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 na noite de ontem (15). O encontro foi realizado no formato remoto, via internet, e ficou gravado, com acesso disponível no canal de YouTube da Escola de Governo (clique aqui).

As audiências públicas do PPA objetivam possibilitar a participação da comunidade na construção do Plano Plurianual, que orientará a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) durante o seu período de vigência. O PPA é um instrumento de planejamento de médio prazo que reúne as diretrizes, objetivos e metas de execução pela Prefeitura, de acordo com a viabilidade orçamentária e financeira. A lei é elaborada sempre no primeiro ano de mandato dos prefeitos, visando preparar o planejamento para os quatro anos seguintes.

Esta edição abordou os temas: Cultura, Assistência Social, Mulher, Idoso, Obras e Pavimentação, com a participação de secretários das pastas e de servidores de carreira, que representaram seus secretários e falaram sobre os temas propostos. Eles também responderam dúvidas e questionamentos da população.

A abertura da audiência foi conduzida pela diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), SMPOT, Darling Maffato, representando o secretário da pasta, Marcos Rambalducci. Na sequência, foi vinculado um vídeo sobre o que é o PPA e sua importância.

Secretário de Cultura, Marcão Kareca, durante audiência virtual. Foto: reprodução

Cultura – O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, ressaltou a importância da audiência pública e falou sobre a estrutura de sua pasta. “Esta audiência é muito importante para nós, porque a cultura precisa estar presente na vida e no cotidiano das pessoas, já que ela é integrativa e participativa. A cultura move a cidade, eleva o seu nível, por isso ela precisa estar em todos os lugares. Neste sentido, desde que assumi a secretaria, detectei as necessidades, prioridades, e vamos realizar tudo aquilo que está dentro do plano de governo do prefeito Tiago Amaral, com a participação coletiva”, afirmou.

O secretário lembrou que a secretaria tem executado eventos culturais no centro da cidade e que isso tende a continuar. “Um dos desafios que temos é tirar as pessoas de suas casas, pois fazemos eventos ótimos no centro e muitas vezes as pessoas não vão. A nossa ideia é fazer mais eventos como o Viva o Centro, porém, precisamos contar com o engajamento da sociedade civil organizada, dos moradores, do Núcleo do Calçadão e do Centro, além dos empresários, a fim de ocuparmos a região. Temos, também, levado a cultura para os bairros, por meio do projeto Orgulho do Meu Bairro. Em junho, teremos um estande na Expo Japão e no mês seguinte faremos uma Festa Julina no Calçadão”, mencionou.

Priscila Brandao representou a Secretaria de Assistência Social. Foto: reprodução

Assistência Social – A servidora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Priscila Brasão, representou a secretária Marisol Chiesa na audiência. “A nossa secretaria está aberta a ouvir a comunidade para construirmos o PPA dos próximos quatro anos. Hoje, nós contamos com dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), distribuídos estrategicamente, ofertando atendimento às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Também dispomos do serviço de proteção social básica e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, programa para acompanhamento de refugiados e apátridas, projeto de inclusão produtiva e serviços voltados à pessoa em situação de rua, entre outros”, citou a servidora, elencando os diversos programas, ações e projetos que estão dentro da política de assistência social em Londrina.

Assessora de Planejamento DA SMPM, Rosângela Teruel. Foto: reprodução

Secretarias da Mulher e do Idoso A assessora de Planejamento e Gestão da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Rosângela Teruel, falou em nome da pasta em que atua e também da Secretaria do Idoso, representando a secretária Marisol Chiesa. “Quero iniciar a minha fala destacando a importância destas duas políticas públicas que representam uma parcela significativa da nossa população. Hoje, as mulheres representam 52% da população de Londrina e as pessoas idosas 18,33%, acima do percentual nacional que é de 15,6%”, contou.

Na sequência, ela citou os principais serviços ofertados pelas duas pastas, para que a população possa conhecê-los melhor e apresentar suas demandas, visando a formulação de novas propostas. Com relação à SMPM, ela citou os três eixos de atuação da secretaria, que são: prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, apoio ao empreendedorismo feminino, com capacitação para o trabalho e geração de renda, e gestão e transversalidade das políticas públicas. Sobre a estrutura da Secretaria do Idoso, Teruel destacou os principais serviços, programas e atividades, voltados a homens e mulheres com idade a partir dos 60 anos. Entre eles, mencionou os três Centros de Convivência da Pessoa Idosa que o município possui (nas regiões leste, oeste e norte) que ofertam diversas atividades para os idosos, nas áreas de cidadania, lazer, cultura, educação, convivência familiar e comunitária.

Secretário de Obras, Otávio Gomes. Foto: reprodução

Obras e Pavimentação O secretário da pasta, Otávio Gomes, esteve presente na audiência on-line e abordou a estrutura da secretaria. “A Secretaria de Obras tem muitas ideias para aprimorar os serviços prestados à população. Ela é composta por algumas diretorias, entre elas o Departamento e a Diretoria de Pavimentação, que fazem, por exemplo, obras de drenagem, recuperação de tampas de bueiros, correções em calçadas, adaptação de meios-fios e os tapa-buracos. A nossa cidade está muito carente de recape asfáltico e isso impacta diretamente na qualidade de vida da população. Por isso, estamos trabalhando e buscando recursos para que possamos aprimorar os nossos equipamentos, os quais estão bastante defasados, a fim de melhorar os serviços prestados aos londrinenses”, destacou em seu pronunciamento.

Educação e Esporte – Para esta audiência, estavam previstas ainda as participações da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação de Esportes de Londrina (FEL). Contudo, elas foram remanejadas para a próxima audiência pública, a ser realizada na próxima quinta-feira (22), às 19h. Na ocasião, também serão abordados os temas Segurança Pública, Desenvolvimento, Emprego e Habitação. A audiência será remota e transmitida via internet, ao vivo, no canal de YouTube da Escola de Governo de Londrina.

A população pode enviar sugestões referentes às políticas públicas por meio do formulário eletrônico disponibilizado na página do PPA no Portal da Prefeitura. 

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos