Bibliotecas Municipais receberam mais de 100 mil pessoas durante atividades em 2018
As sete unidades do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais sediaram em 2018 ações culturais, projetos, visitas mediadas, entre outros
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas (DB), divulgou nesta segunda-feira (14), dados de 2018 referentes às sete unidades que compõem o Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais. No último ano, foram registrados 102.785 frequentadores nas Bibliotecas Pedro Viriato Parigot de Souza, Especializada Infantil, Ramal Vila Nova, do Centro de Esportes Unificados (CEU), Especializada do Museu de Arte, do Centro Cultural Lupércio Luppi e Eugênia Monfranatti (da Zona Sul).
De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Cultura, foram realizadas 37.391 consultas ao acervo, que é composto por livros, periódicos, materiais bibliográficos e de apoio, entre outros documentos audiovisuais e impressos. No setor de empréstimo, 2.018 novos cadastros foram efetivados, e 28.244 materiais foram emprestados para os usuários.
Dentre as áreas com maior procura pelos usuários, estão literatura infanto-juvenil, com 4.416 empréstimos realizados em 2018, literatura infantil, com 4.060, e Histórias em Quadrinhos (HQs), com 3.409 empréstimos computados. E como incremento ao acervo das bibliotecas municipais, em 2018 foram registradas 378 doações. O número de materiais aceitos, dentre os que foram recebidos por doação, é de 3.719.
A diretora de Bibliotecas, Leda Maria Araújo, citou que o cenário das bibliotecas públicas em todo território nacional é de crises e desafios. “Estamos trabalhando para que nossas bibliotecas se tornem referência no norte do Paraná, com ações sistematizadas que dialoguem com a comunidade e exerçam seu papel social, cultural, democratizando o acesso ao livro, leitura, literatura e informação”, frisou.
Atividades – Várias ações e projetos foram desenvolvidos nas bibliotecas públicas municipais, com o objetivo de incentivar a prática da leitura, além de aproximar cada vez mais a comunidade dos espaços públicos. No último ano, as atividades culturais contabilizaram 6.298 participantes, e outras 2.369 pessoas compareceram às visitas mediadas, realizadas mediante agendamento com escolas e universidades públicas ou privadas, pesquisadores, turistas, e outros grupos.
Somente na Biblioteca Pedro Viriato Parigot de Souza, de janeiro a novembro de 2018 foram realizadas onze exposições, uma abertura de Exposição, 22 palestras e bate-papo sobre obras do vestibular (projeto Literatura na Biblioteca), dez oficinas de Escrita Criativa, quatro lançamentos de livros, uma contação de histórias, sete torneios de xadrez, e outros dez eventos gerais, o que totalizou 61 eventos. Para o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, o conjunto de iniciativas e o sucesso das atividades demonstram que a Biblioteca Pública Municipal está na rotina dos londrinenses.
Novas tecnologias – Desde 2012, o Sistema de Bibliotecas utiliza um programa para fazer a gestão dos materiais que compõem o acervo das bibliotecas. E nos últimos dois anos, o uso do software foi ampliado, com início da gestão externa do acervo informacional e dos usuários do sistema.
Expandindo ainda mais o uso das tecnologias em prol do Sistema de Bibliotecas, em março deste ano foi lançado o Catálogo de acesso público on-line (OPAC). A iniciativa, uma das pioneiras na área, permite que o acesso ao catálogo seja feito via internet, por qualquer usuário conectado. E este trabalho terá prosseguimento, tendo como meta a automação das bibliotecas, ofertando aos usuários e leitores produtos e serviços por meio eletrônico.
Projetos – Com o intuito de propiciar para toda a comunidade o acesso à informação e à literatura, as bibliotecas da SMC contam com vários projetos sendo realizados ao longo do ano. Semanalmente, as bibliotecas recebem o “Toda Quinta tem História”, que oferece uma animada contação de histórias voltada ao público infantil. Os pequenos têm a oportunidade de interagir durante a ação, o que desenvolve sua imaginação e criatividade.
Em 2018, foram realizadas 32 edições do “Toda Quinta tem História”, atendendo um público total de 1.087 crianças, em todas as unidades que compõem o Sistema de Bibliotecas. Dentre as histórias abordadas, estão “O pequeno Príncipe”, “Vinte mil léguas submarinas”, “O mágico de Oz”, “O Diário de Anne Frank”, entre outros.
Também nas quintas-feiras, a Biblioteca Pedro Viriato Parigot de Souza promove o projeto “Estreia na Biblioteca”. Acompanhando a data em que ocorrem os lançamentos dos cinemas, o projeto evidencia títulos inéditos do acervo, estimulando a leitura e o empréstimo destes.
Por meio de parceria firmada entre a Diretoria de Bibliotecas da SMC e o Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), as obras literárias requisitadas no vestibular são debatidas em sessões do “Literatura na Biblioteca”.
Os encontros, abertos aos vestibulandos e toda a comunidade em geral, são divididos em duas sessões por obra, às segundas-feiras. Na primeira, professores e alunos do PPGL apresentam a obra em uma palestra, já no encontro seguinte é feito um bate-papo para discutir criticamente o material. Foram 20 encontros em 2018, com participação de 440 jovens.
As oficinas do projeto “Escrita Criativa”, criado em 2017, tiveram continuidade no ano seguinte. A proposta do programa de pós-graduação em Letras da UEL busca auxiliar pessoas que gostam de escrever, mas enfrentam dificuldades no processo de criação e produção do texto. Neste segundo ano de realização, o projeto teve como foco a poesia, e as ações foram desenvolvidas em 10 encontros, que contaram com 67 participantes.
E para promover a prática do xadrez, que estimula o raciocínio lógico, a concentração e a disciplina, por meio de parceria com o Instituto Palhano, a Biblioteca Pública Municipal recebeu diversos torneios do esporte durante 2018. Nove campeonatos foram realizados, com mais de 500 participantes, tanto de Londrina como também de outras cidades.
Em conjunto com instituições públicos e privadas, foi realizada a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Instituída nos dias 23 a 29 de outubro, a edição de 2018 teve em sua programação ações em todas as bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina e também nas instituições parceiras, como as bibliotecas do Colégio Mãe de Deus e do Sesi/Senai Londrina, Biblioteca Central da UEL, Unifil e IFPR.
Em 2018, uma importante conquista foi o reconhecimento do Projeto Literatura na Biblioteca, conquistando o 4º Lugar entre os 10 finalistas do Prêmio Boas Práticas na Administração Pública, realizada pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina.
Fotos: Arquivo