Ações educativas sobre a dengue atendem regiões leste e sul de Londrina
Atividades abordam também outras endemias, e incluem exposição, palestra, remoção de resíduos e vistorias em imóveis
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, continua promovendo ações educativas para conscientizar a população londrinense sobre a importância da prevenção ao Aedes aegypti e do controle de endemias.
Nesta sexta-feira (25), das 8h30 às 13h30, haverá uma exposição sobre endemias em um supermercado da região sul, localizado na Avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, 55. Colaboradores da empresa e a comunidade em geral receberão informações e orientações a respeito da prevenção ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
De acordo com a coordenadora de Endemias, Fabiane Cordeiro, a exposição com larvário serve para explicar como funciona o ciclo do Aedes, e também reúne materiais sobre outros vetores e endemias como caramujo africano, bicho barbeiro, caramujo da esquistossomose, escorpião, entre outros. No local, também estarão à mostra faixas e cartazes, e materiais simbólicos sobre os tipos de criadouros mais comuns. “Os agentes de endemias ainda irão entregar panfletos informativos ao público. Participam da atividade cerca de 10 profissionais”, informou.
Outra ação do setor de Endemias está sendo realizada na região leste da cidade, em parceria com a construtora MRV Engenharia. Na manhã desta quinta-feira (24), foi feita uma palestra na empresa, na Avenida dos Pioneiros, mobilizando mais de 100 funcionários. A intenção do trabalho foi orientá-los sobre a dengue, febre amarela, leishmaniose, doença de chagas e outras.
Já na sexta-feira (25), a partir das 8 horas, os agentes de endemias atuarão em parceria com colaboradores da construtora para uma ação de coleta de materiais e resíduos no entorno deste mesmo local.
A empresa disponibilizou um caminhão para a realização da remoção e 15 colaboradores para ajudar nas coletas, além de reforçar a divulgação e orientação juntamente com a equipe da Saúde, que está fazendo vistorias de rotina nas residências do bairro desde ontem (23). “Este foi um dos locais da região leste apontados com índice alto de infestação no primeiro LIRAa de 2019. Outros bairros com focos do Aedes também estão sendo atendidos pelas ações da Prefeitura”, indicou a coordenadora.
Foto: Arquivo