Trabalhador pode habilitar seguro desemprego pela internet
Benefício pode ser solicitado pelo portal Emprega Brasil; atendimento presencial na Agência do SINE segue normalmente
Com o mês de dezembro marcado historicamente pelo aumento de desligamentos nas empresas, é comum que a procura pela habilitação do seguro desemprego aumente no início do ano. E o trabalhador que se encontra apto a receber o benefício pode fazer a solicitação online, diretamente pelo portal Emprega Brasil. O endereço do portal é o empregabrasil.mte.gov.br, sem a inclusão do “www”. Além de não ter de passar pela fila de espera do atendimento presencial, o prazo para recebimento da primeira parcela começa a contar a partir da solicitação online. O seguro é depositado na conta poupança ou conta social da Caixa Econômica Federal após 30 dias do procedimento.
Para o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, a solicitação através da internet é uma ótima opção aos trabalhadores. “A tecnologia facilita os processos e traz soluções dinâmicas, como essa. No caso do seguro, o trabalhador que optar pela habilitação online conseguirá fazer todo o processo de casa. E a SMTER estará sempre à disposição para quem preferir fazer o processo presencialmente e, também, para orientações”, afirmou.
Carreri completou que a comodidade é uma das principais vantagens do processo online, além da rapidez. “No início do ano, é comum que a procura pelos serviços e benefícios aumente e, por isso, a fila de espera também cresça. A habilitação pelo portal é uma alternativa eficiente e rápida. Essa nova ferramenta, além de ser mais cômoda para o trabalhador, também refletirá na diminuição dessa fila de espera da Secretaria e, consequentemente, na melhora da qualidade de atendimento”, explicou Carreri.
Quem preferir, também pode fazer o procedimento através da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda (SMTER). O primeiro passo é agendar o atendimento pelo site www.londrina.pr.gov.br/trabalho. No atendimento presencial, basta levar os documentos informados no protocolo emitido após a confirmação do agendamento e comparecer no horário escolhido.
Ao fazer a solicitação virtual, é preciso responder um breve questionário sobre a vida laboral, para gerar a senha de acesso e ir até o cadastro. Na etapa de cadastramento, devem ser informados dados pessoais como a formação acadêmica e experiência profissional, entre outros. Se não houver nenhuma pendência, a solicitação do benefício será confirmada no site.
Para os trabalhadores que não possuem acesso à internet, mas também querem fazer o processo online, a Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda disponibiliza dois terminais de autoatendimento e um atendente para orientações. A SMTER fica na Rua Pernambuco, 162, centro.